Regulador do mercado norte-americano processa CEO da Tesla por fraude

O presidente executivo da Tesla vai ser processado pelo regulador do mercado por fraude bolsita.

O presidente executivo da Tesla vai ser processado pelo regulador do mercado por fraude bolsita. Em causa está um tweet de Elon Musk no qual admitia tirar a Tesla de bolsa com um prémio de mais de 20%. A Securities and Exchange Commission (SEC), organismo homólogo da CMVM, já tinha aberto uma investigação ao caso e agora optou por intentar uma ação contra o empresário, avança a Bloomberg.

“Estou a considerar tornar a Tesla privada a 420 dólares [cerca de 360 euros]. Financiamento assegurado”, escreveu Musk, no Twitter, a 7 de agosto. O tweet de Musk surgiu horas depois de o Financial Times ter reportado que o Fundo de Saúde soberano da Arábia Saudita (país exportador de petróleo) comprou uma participação significativa (entre 3% e 5%) na Tesla Inc. As ações da fabricante de carros elétricos chegaram a valorizar-se 7,4% para mais de 367 dólares (317 euros) e a negociação foi interrompida pelas 14h08 locais (19h08 em Lisboa). A 15 minutos do fim da sessão, a negociação foi, no entanto, retomada, tendo as ações da empresa disparado 10,98% para 379,57 dólares.

Oito dias depois, a SEC enviou uma intimação à Tesla por causa dos planos de privatização e da garantia dada por Musk de que o financiamento estava garantido. Nesse dia as ações caíram 4,5% para os 333,33 dólares.

Agora, já com Wall Street fechado, o regulador acusa Musk de ter fabricado a notícia. “Este processo implica uma série de afirmações falsas e enganadoras feitas pelo presidente executivo da Tesla”, diz a SEC. “Na realidade, Musk nem sequer tinha discutido, quanto mais confirmado condições chave do negócio, incluindo preço, com qualquer fonte potencial de financiamento”, acrescenta a SEC na queixa apresentada esta quinta-feira no tribunal federal de Manhattan, menos de dois meses depois do tweet.

De acordo com a Bloomberg e a Reuters a Tesla não se mostrou disponível para comentar a decisão do regulador par avançar para tribunal. Segundo a SEC, Musk “sabia ou foi imprudente ao não saber” que estava a enganar os investidores com o Tweet que enviou aos seus mais de 22 milhões de seguidores. A SEC pretende que Elon Musk seja proibido de gerir empresas cotadas, o que inclui a Tesla, assim como a aplicação de uma multa. De frisar que o regulador dos mercados não tem poder criminal.

Apesar de Wall Street já ter fechado, as ações da empresa estão a cair 10% na negociação fora do horário normal.

(Notícia atualizada às 22h08)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Regulador do mercado norte-americano processa CEO da Tesla por fraude

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião