Qual o país com a maior esperança média de vida?

Estão em África os três países com a menor esperança média de vida, abaixo dos 55 anos. A liderar a tabela estão dois países europeus e, no topo, um asiático. Descubra qual.

Vivemos cada vez mais anos, mas uns mais do que outros. De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a esperança média de vida da população mundial era de 72 anos, com as mulheres a terem mais probabilidades de viverem mais tempo do que os homens. Em Portugal, a expectativa são 80,78 anos, mas há um país onde os habitantes têm boas possibilidades de viver até aos 84 anos.

Em 2016, a esperança média de vida da população mundial era de 72 anos, onde as mulheres podiam contar viver até aos 74,2 anos, mais do que os homens (69,8 anos). Contudo, essas estimativas variam em certas zonas: em África (uma das seis regiões onde estão localizados os Estados-membros da OMS), a esperança média de vida podia ir até aos 61,2 anos, enquanto na Europa ia até aos 77,5 anos.

Entre 2000 e 2016, a expectativa média de vida no mundo aumentou 5,5 anos, representando o maior crescimento desde a década de 1960, diz a OMS, impulsionado em grande parte por África, onde a expectativa média de vida aumentou 10,3 anos para 61,2 anos, à boleia da melhorias ao nível da taxa de mortalidade infantil e do acesso aos medicamentos para o tratamento do VIH.

Essa evolução positiva contrariou as fortes quedas durante os anos 90, devido à epidemia de VIH em África, e na Europa Oriental após o colapso da União Soviética.

Lesoto num extremo e Japão no outro

De acordo com os dados da OMS, em 2016, os países com uma menor esperança média de vida estavam em África. Lesoto, um enclave na África do Sul, era aquele que contava com menos expectativas: 52,9 anos. Logo a seguir surgia a República Centro-Africana, com 53 anos e depois a Serra Leoa, um dos países mais pobres do mundo, devido aos persistentes conflitos armados, com uma esperança média de vida de 53,1 anos.

Em contrapartida, os três países mais otimistas em relação aos anos de vida são, em terceiro lugar, Espanha, com 83,1 anos, a Suíça, com 83,3 anos e, a liderar a tabela, o Japão, com 84 anos.

Um pouco mais abaixo, em 20.º lugar, mas ainda na casa dos 80 anos, está Portugal, com uma estimativa de 81,5 anos de vida, dada pela OMS, um valor superior ao estimado pelo INE (2015-2017), que se fixa nos 80,78 anos.

Fonte: Organização Mundial de Saúde (OMS)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual o país com a maior esperança média de vida?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião