BCE reduz para metade programa de compra de ativos a partir de hoje

  • Lusa
  • 1 Outubro 2018

O Banco Central Europeu (BCE) reduz a partir de hoje o ritmo do seu programa de compra de ativos, que passa para 15 mil milhões euros mensais, antes de terminar no fim do ano.

O Banco Central Europeu (BCE) reduz a partir de hoje o ritmo do seu programa de compra de ativos, que passa para 15 mil milhões euros mensais, antes de terminar no fim do ano. O programa alargado de compra de dívida do BCE foi anunciado no início de 2015 para impulsionar a economia e evitar a deflação na zona euro.

Inicialmente, abrangia apenas a compra de obrigações emitidas pelos Estados, mas em meados de 2016 passou a incluir também aquisições de dívida de empresas.

No fim de 2016 passou de 80 mil milhões de euros mensais de aquisições para 60 mil milhões e depois em janeiro passado foi reduzido para os 30 mil milhões, volume que se manteve até finais de setembro, mas o processo de redução progressiva dos estímulos vai continuar.

Agora, a partir de outubro, a compra de dívida pública e privada é reduzida para metade (15 mil milhões de euros), terminando no final de dezembro, caso os dados disponíveis confirmem as perspetivas de inflação a médio prazo, indicou em junho a instituição liderada por Mario Draghi.

No entanto, o BCE vai continuar ativo no mercado após o fim de 2018, renovando os títulos de dívida vencidos “durante um período prolongado após o termo das aquisições líquidas de ativos”, indicou a instituição.

O ‘stock’ de obrigações de Estado e de empresas, que deve estar próximo de 2,6 biliões de euros no fim dezembro, será mantido para evitar um ajustamento demasiado precoce das condições financeiras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE reduz para metade programa de compra de ativos a partir de hoje

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião