Antigo rival de Merkel oficializa candidatura. Já são três os candidatos à sucessão na CDU

  • Lusa
  • 30 Outubro 2018

Friedrich Merz já oficializou a candidatura à liderança do partido de Angela Merkel. É o terceiro nome a avançar para a corrida.

Friedrich Merz, 62 anos, junta-se a dois candidatos que já oficializaram as respetivas candidaturas à liderança da CDU.Wikimedia Commons

Friedrich Merz, um antigo rival de Angela Merkel que tem estado afastado da primeira linha da política, anunciou esta terça-feira que se vai candidatar à liderança da União Democrata-Cristã (CDU). A chanceler alemã anunciou na segunda-feira que não é candidata a um novo mandato na liderança do partido conservador alemão (centro-direita), mas que se mantém na chefia do governo até ao fim do atual mandato (2021).

Merz, 62 anos, junta-se a dois candidatos que já oficializaram a sua participação na corrida: Annegret Kramp-Karrenbauer, aliada de Merkel e secretária-geral da CDU, e Jens Spahn, ministro da Saúde, da ala mais à direita do partido, considerado o “líder da oposição interna” à chanceler. Merz, também considerado muito conservador, liderou o grupo parlamentar quando a CDU estava na oposição e foi sucedido nesse cargo por Merkel, em 2002. Em 2009 abandonou o parlamento.

Angela Merkel, há 13 anos chefe do governo alemão e há 18 líder da CDU, anunciou na segunda-feira que não se recandidata à liderança do partido, um dia depois das eleições regionais em Hesse (centro), em que os democratas-cristãos tiveram o seu pior resultado dos últimos 50 anos. O novo líder do partido vai ser escolhido no congresso previsto para 7 e 8 de dezembro em Hamburgo (norte).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Antigo rival de Merkel oficializa candidatura. Já são três os candidatos à sucessão na CDU

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião