Preços das casas sobem mais de 30% em seis freguesias de Lisboa e Porto em apenas um ano

Os preços das casas em Lisboa e no Porto sobem quase ininterruptamente há dois anos e não dão qualquer sinal de abrandamento.

Se a subida dos preços das casas é uma tendência generalizada por quase todo o país, o cenário ganha ainda mais força nas duas maiores cidades. Em Lisboa e no Porto, o valor mediano do metro quadrado está a aumentar quase ininterruptamente há dois anos e não dá qualquer sinal de abrandamento. De 2016 para este ano, os preços aumentaram mais de 40% na capital e mais de 30% no Porto. Há mesmo seis freguesias destas cidades onde um ano bastou para atingir este ritmo de crescimento.

Lisboa é a cidade mais cara do país para comprar uma casa. Aqui, o metro quadrado tinha, no final do segundo trimestre de 2018, um valor mediano de 2.753 euros, o que representa um aumento de 42% face ao final de junho de 2016, quando comprar uma casa na capital custava 1.938 euros por metro quadrado.

É o mesmo que dizer que uma casa de 100 metros quadrados em Lisboa terá agora um custo mediano de cerca de 275 mil euros, valor que pode disparar dependendo da freguesia escolhida. Em Santo António (zona do Marquês de Pombal e da Avenida da Liberdade, o preço mediano do metro quadrado ascende a 4.105 euros, enquanto na Misericórdia, a segunda mais cara, os preços chegam aos 3.894 euros por metro quadrado.

E os valores não param de subir. Marvila é a única freguesia lisboeta que dá sinais de abrandamento, numa altura em que são registados aumentos a dois dígitos em grande parte da cidade. Avenidas Novas é a freguesia lisboeta onde os preços mais aumentaram no espaço de um ano: subiram 37,2% do segundo trimestre de 2017 para o final de junho deste ano, totalizando os 3.338 euros por metro quadrado. Segue-se Campolide, com um aumento homólogo de 36,9% no segundo trimestre, para os 2.633 euros por metro quadrado.

A tendência é semelhante no Porto, ainda que os preços sejam mais baixos. Entre o segundo trimestre de 2016 e o mesmo período de 2018, o preço mediano das casas no Porto aumentou de 1.099 euros para 1.460 euros por metro quadrado, uma subida de 34,2%.

Também aqui, há grandes diferenças entre as várias freguesias. Na mais cara, a União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, comprar uma casa tem um preço mediano de 2.142 euros por metro quadrado, o que representa um aumento homólogo de perto de 23%.

Já a União das freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória é aquela que apresenta o crescimento mais acentuado dos preços: o valor mediano do metro quadrado disparou 43,6% no espaço de um ano, totalizando agora os 1.777 euros.

Subidas chegam aos subúrbios

O aumento dos preços é sentido um pouco por toda a área metropolitana de Lisboa e do Porto. Na Amadora, uma das zonas que tem sido mais afetada por este fenómeno, o valor mediano do metro quadrado aumentou 15,8% num ano, para 1.119 euros. Já em Odivelas e em Oeiras, os preços dispararam mais de 20% em ambos os casos, totalizando agora 1.424 euros e 1.819 euros por metro quadrado, respetivamente.

O mesmo acontece no Porto. Nos municípios da Maia, Vila Nova de Gaia, Gondomar e Matosinhos, os preços aumentaram, no segundo trimestre, em torno dos 10% em todos os casos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços das casas sobem mais de 30% em seis freguesias de Lisboa e Porto em apenas um ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião