Presidente dos CTT: “Numa loja, a pessoa trabalhava em média 35 minutos por dia”

  • ECO
  • 4 Novembro 2018

Francisco Lacerda adiantou que CTT já chegou a acordo de rescisão amigável com 360 trabalhadores. Diz que dividendos "vão ficar seguramente abaixo" dos lucros.

Os CTT já encerraram quase meia centena de estações de correio este ano, transferindo a atividade para postos geridos por terceiros, como juntas de freguesia ou particulares. Francisco Lacerda lembra que está a reestruturar a rede porque a afluência às suas lojas é cada vez menor. E conta o caso da loja que foi encerrada recentemente e onde o funcionário trabalhava apenas 35 minutos por dia.

“Uma das lojas que recentemente fechamos numa determinada localidade, e abrimos um posto muito perto, a pessoa em média trabalhava 35 minutos por dia. Porquê? Porque não há pessoas suficientes a requisitar os serviços dos CTT nessa localidade”, explicou Lacerda em entrevista ao Dinheiro Vivo e à TSF.

Lembrou ainda que este reajustamento da rede de lojas não tem impacto no movimento dos carteiros. “Os carteiros distribuem as cartas qualquer que seja a nossa presença com loja, posto ou outra. São dois mecanismos independentes”, disse.

Há um ano, Lacerda anunciou um plano de transformação que inclui a saída de 800 trabalhadores até 2021 e ainda uma reajustamento da rede de lojas.

Cerca de 360 funcionários já chegaram a acordo com a empresa para sair, adiantou o presidente dos CTT na mesma entrevista.

"Uma das lojas que recentemente fechamos numa determinada localidade, e abrimos um posto muito perto, a pessoa em média trabalhava 35 minutos por dia. Porquê? Porque não há pessoas suficientes a requisitar os serviços dos CTT nessa localidade.”

Francisco Lacerda

Presidente dos CTT

Nos primeiros nove meses do ano, a empresa viu os lucros caírem 50% para menos de dez milhões de euros. Lacerda considerou que se deve “separar o que é recorrente do que não é recorrente”.

“No caso dos resultados de todos os trimestres deste incorporam o conjunto de indemnizações que pagamos às pessoas com quem chegamos a acordo de saída e esses montantes, que nos 9 meses são pouco mais de 19 milhões de euros, não são recorrentes na medida em que não se repetem, as pessoas saem e deixamos de ter esse encargo salarial. Se retirar isso, o que se vê é que as tendências estão bastantes positivas e isso é visto quando se olha para a evolução do EBITDA recorrente, que é o indicador que melhor permite ver esse aspeto”, frisou.

Sobre o dividendo, Lacerda diz que a percentagem do lucro a distribuir pelos acionistas ainda não está decidida. “Mas será seguramente abaixo do resultado líquido que viermos a gerar desde exercício”, revelou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente dos CTT: “Numa loja, a pessoa trabalhava em média 35 minutos por dia”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião