Coca-Cola queixa-se ao PCP. Quer leite com chocolate a pagar imposto do açúcar
A Coca-Cola defende que as bebidas com menos açúcar não deviam ser taxadas. Aponta ainda ao dedo a bebidas com níveis altos de açúcar que não são taxadas, como néctar e leite com chocolate.
A Coca-Cola decidiu pedir ajuda ao PCP com o imposto do açúcar. A gigante mais conhecida pelos refrigerantes, um dos principais alvos desta taxa, quer isenção do imposto para bebidas que tenham até 25 gramas de açúcar por litro.
A empresa norte-americana aponta ainda o dedo aos néctares, sumos sem gás e leite com chocolate, que defende que deveriam ser taxados, segundo adianta o Público (acesso condicionado). Esta medida poderia valer ao Estado aproximadamente 100 milhões de euros, indica a Coca-Cola. No ano passado, a receita resultante da taxa ficou aquém do previsto, fixando-se nos 70 milhões de euros.
No OE já são propostos mais dois escalões para o imposto, que vão ao encontro dos pedidos da marca. Segundo esses escalões, as bebidas até 25 gramas pagam um euro por por cada 100 litros, e as que tenham mais de 80 gramas têm um aumento de 20 cêntimos por uma garrafa de um litro, para 20 euros por hectolitro.
Para a Coca-Cola, que tem produtos zero açúcar, as bebidas com menos açúcar deviam deixar de ser taxadas. Depois de contactar o PCP, a empresa deverá falar com o PSD e, ainda nesta semana, passar pela Comissão de Orçamento e Finanças, indica a publicação.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Coca-Cola queixa-se ao PCP. Quer leite com chocolate a pagar imposto do açúcar
{{ noCommentsLabel }}