Coca-Cola queixa-se ao PCP. Quer leite com chocolate a pagar imposto do açúcar

  • ECO
  • 6 Novembro 2018

A Coca-Cola defende que as bebidas com menos açúcar não deviam ser taxadas. Aponta ainda ao dedo a bebidas com níveis altos de açúcar que não são taxadas, como néctar e leite com chocolate.

A Coca-Cola decidiu pedir ajuda ao PCP com o imposto do açúcar. A gigante mais conhecida pelos refrigerantes, um dos principais alvos desta taxa, quer isenção do imposto para bebidas que tenham até 25 gramas de açúcar por litro.

A empresa norte-americana aponta ainda o dedo aos néctares, sumos sem gás e leite com chocolate, que defende que deveriam ser taxados, segundo adianta o Público (acesso condicionado). Esta medida poderia valer ao Estado aproximadamente 100 milhões de euros, indica a Coca-Cola. No ano passado, a receita resultante da taxa ficou aquém do previsto, fixando-se nos 70 milhões de euros.

No OE já são propostos mais dois escalões para o imposto, que vão ao encontro dos pedidos da marca. Segundo esses escalões, as bebidas até 25 gramas pagam um euro por por cada 100 litros, e as que tenham mais de 80 gramas têm um aumento de 20 cêntimos por uma garrafa de um litro, para 20 euros por hectolitro.

Para a Coca-Cola, que tem produtos zero açúcar, as bebidas com menos açúcar deviam deixar de ser taxadas. Depois de contactar o PCP, a empresa deverá falar com o PSD e, ainda nesta semana, passar pela Comissão de Orçamento e Finanças, indica a publicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coca-Cola queixa-se ao PCP. Quer leite com chocolate a pagar imposto do açúcar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião