5 coisas que vão marcar o dia

A semana arranca com mais um dia de discussão do Orçamento na especialidade e com duas emissões de obrigações: a da Mota-Engil e a do Sporting.

A semana começa com a continuação da discussão do Orçamento do Estado para 2019 em sede de especialidade. Este segunda-feira, arrancam também duas operações de emissão de obrigações: a da Mota-Engil e a do Sporting. É também o dia em que recomeça o julgamento da Operação Fizz, que tem a leitura da decisão final marcada para o final deste mês.

Continua a discussão do Orçamento do Estado

O Orçamento do Estado para 2019 continua a ser discutido em sede de especialidade. De manhã, será a vez de Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, apresentar as medidas para esta área. O ministro deverá focar-se no quadro de fundos estruturais e na programação estratégica para o pós-2020. À tarde, será Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a apresentar as medidas sociais. Em destaque estarão temas como a atualização de pensões em 2019 ou o novo regime de reformas antecipadas.

Arranca a emissão de obrigações da Mota-Engil…

A Mota-Engil arranca com uma emissão de obrigações com o objetivo de angariar, pelo menos, 65 milhões de euros junto dos investidores de retalho, propondo pagar uma taxa de juro anual de 4,5%. Os investidores que pretendam participar nesta oferta pública de subscrição podem fazê-lo até às 15h00 do dia 23 de novembro. Em paralelo, a construtora leva a cabo também duas operações de troca de dívida, de adesão voluntária, para os investidores que têm aqueles títulos.

… E a do Sporting também

Também a Sporting SAD arranca, esta segunda-feira, com uma emissão de obrigações. A SAD procura financiar-se em 30 milhões de euros e oferece um juro de 5,25%. O encaixe desta emissão vai servir para fazer o reembolso de uma outra emissão, que vence no dia 26 de novembro. Os investidores poderão subscrever títulos até dia 22 de novembro.

Operação Fizz perto do fim

Recomeça esta tarde o julgamento da Operação Fizz, processo que assenta na acusação de que Manuel Vicente, ex-vice-presidente angolano, terá corrompido o ex-procurador português Orlando Figueira com o pagamento de 760 mil euros. É precisamente o arguido Orlando Figueira que será ouvido novamente nesta segunda-feira, tendo chamado mais testemunhas. A leitura da decisão final deste processo está marcada para o final deste mês.

Oliveira Costa volta a tribunal

O antigo ministro Arlindo de Carvalho e o ex-presidente do BPN Oliveira Costa, bem como cinco outros arguidos, vão ouvir esta segunda-feira a leitura do acórdão do processo em que são acusados por abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, branqueamento de capitais, infidelidade, fraude fiscal qualificada e aquisição ilícita de ações. Arlindo de Carvalho, ministro da Saúde nos Governos de Cavaco Silva, José Oliveira Costa e outros arguidos foram acusados de ilícitos relacionados com a aquisição de terrenos, através de crédito obtido junto do BPN, num valor superior a 50 milhões de euros. O Ministério Público pediu uma indemnização civil superior a 15 milhões de euros a Arlindo de Carvalho, Oliveira Costa, José Neto, Ricardo Oliveira (empresário), Francisco Santos, Coelho Marinho e Luís Caprichoso, ex-administradores do BPN.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião