Bruxelas apresenta condições de saída do Reino Unido da UE. May diz que negociações “estão extremamente difíceis”

Michel Barnier assegura que o documento que irá determinar as condições de saída do Reino Unido da União Europeia está prestes a ser fechado pelos 27 Estados-membros.

Bruxelas deverá apresentar esta terça-feira ao Governo britânico as condições de saída do Reino Unido da União Europeia (UE). A garantia terá sido dada pelo principal negociador da União Europeia para o Brexit. Michel Barnier assegura que o documento que irá determinar as condições de saída do Reino Unido está prestes a ser fechado pelos 27 Estados-membros, avança o Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

A notícia mereceu, entretanto, o comentário do Governo britânico. Downing Street considera que a informação deve ser tratada com ceticismo. Já a primeira-ministra britânica, Theresa May, por sua vez, diz que o Brexit não será negociado a qualquer custo e antecipou uma noite longa de trabalho, antes de serem acertadas essas condições de saída.

Theresa May já tinha dito anteriormente que as negociações com a União Europeia “estão extremamente difíceis”, mas na reta “final do jogo”. A primeira-ministra britânica está sob pressão para concluir um acordo de saída da União Europeia e apresentá-lo no Parlamento para que seja aprovado e a respetiva legislação introduzida a tempo da data oficial de saída, dia 29 de março de 2019.

Tanto o Governo britânico como os restantes 27 países membros querem chegar a um entendimento, acredita a primeira-ministra, mas o que está em causa “é extremamente complicado”, reconheceu. “Eu não vou recuar. As negociações sobre o Brexit não são sobre mim ou o meu futuro pessoal. São sobre o interesse nacional – e isso significa fazer o que eu acredito serem as escolhas certas, não as fáceis”, disse.

“As negociações para a nossa partida estão agora na fase final. E estamos a trabalhar arduamente, pela noite dentro, para progredir nas questões derradeiras do Acordo de Saída, que são significativas”, referiu May na segunda-feira, durante um discurso em Londres.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas apresenta condições de saída do Reino Unido da UE. May diz que negociações “estão extremamente difíceis”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião