Hoje nas notícias: PGR, Galp e carros elétricos

  • ECO
  • 20 Novembro 2018

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

Depois de João Lourenço, presidente de Angola, ter anunciado a intenção da Sonangol em sair do capital da Galp, a petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva tornou-se a “noiva desejada”. Ainda a ver com a Galp, mas noutra área fica a saber-se que os postos normais da Mobi.e deixar de ser gratuitos a partir de junho de 2019. Ainda no mundo das empresas, a CP volta a ser notícia e de novo por más razões. A empresa não tem material para cumprir horários em Sintra e Algarve. No mundo da política, Joana Marques Vidal, que não foi reconduzida no cargo da Procuradora Geral da República por António Costa, vai ter debaixo de olho os políticos e os financiamentos partidários. A Prótoiro quer ser recebida pelo Presidente da República e relembra que este é um aficionado das touradas. Na base desta afirmação estão umas declarações de Marcelo, ainda antes de ser Presidente, afirmando que gosta de touradas apesar de não ser ver “como um homem das cavernas”.

Há duas petrolíferas interessadas em entrar na Galp

Depois de o presidente angolano ter anunciado o interesse da Sonangol em sair do capital da Galp, começam a adensar-se os interessados. Duas grandes petrolíferas estão interessadas em adquirir a posição de 15% da Esperaza (holding detida em 60% pela Sonangol e Isabel dos Santos 40%) no capital da Galp. O nome delas não é para já revelado, mas há uma delas está a planear abrir um escritório de representação em Lisboa. João Lourenço afirmou que não vai vender a posição da empresa portuguesa amanhã, mas “não deixa de ser uma dispersão e, por esta razão, e porque a tendência é esta, é muito pouco provável que a Sonangol se interesse em ter uma posição na Galp”. Leia a notícia completa no Negócios (acesso condicionado)

Postos normais da Mobi.e devem ser pagos a partir de junho de 2019

Os postos da rede Mobi.e deixarão de ser grátis a partir do próximo ano. A notícia é avançada por Diogo Almeida, responsável da Galp e tem por base a informação do Ministério do Ambiente. Para já a Galp Energia desvaloriza os atrasos de mais de um ano e meio no arranque dos pagamentos dos carregamentos nos postos rápidos e confia que os restantes postos serão pagos nos próximos meses. O responsável não quis avançar com o valor dos prejuízos que os atrasos têm gerado na petrolífera, mas sublinha que “não são representativos do ponto de vista do negócio”. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso condicionado).

Ex-PGR vai fiscalizar partidos e políticos

Joana Marques Vidal, a ex-Procuradora Geral da República, cujo mandato ficou marcado pelo combate à corrupção, vai fiscalizar partidos e políticos. A ex-PGR inicia funções esta terça-feira no gabinete do Ministério Público junto ao Tribunal Constitucional e vai ter debaixo da sua alçada os processos de fiscalização dos financiamentos políticos, bem como as declarações do património e rendimento dos políticos e altos cargos públicos e dos processos de incompatibilidade e impedimentos dos titulares dos cargos políticos. Fora do seu perímetro de ação fica o caso de incompatibilidade do ministro Siza Vieira uma vez que o parecer já foi emitido. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Marcelo gosta de touradas, sem ser um “homem das cavernas”

É mais uma acha para a fogueira na questão das touradas. A Prótoiro – Federação Portuguesa de Tauromaquia quer ser recebida pelo presidente da República para lhe dar conta do “que se passa pelo país” relativamente “aos ataques inconstitucionais de acesso dos portugueses à cultura. O secretário-geral da Prótoiro relembra que Marcelo “é um aficionado das touradas”, mas diz que “o pedido de audiência é feito ao Presidente, independentemente de ser ele ser aficionado ou não”. Marcelo Rebelo de Sousa assumiu em fevereiro de 2015 ser um aficionado das touradas apesar de não se ver “como um homem das cavernas”. Marcelo considerou mesmo “incompreensível o facto de haver pessoas e movimentos que se opõem à realização de touradas em Portugal”. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

CP sem material para cumprir horários em Sintra e no Algarve

A vida continua difícil para a CP – Comboios de Portugal. Só desde o início do mês já foram suprimidos mais de 130 comboios na linha de Sintra, e perto de 100 nas viagens para o Algarve. Na base destes constrangimentos está a falta de material circulante. A comissão de trabalhadores denuncia a situação e diz que dos 50 comboios ao serviço, 10 estão para manutenção. Leia a notícia completa no Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: PGR, Galp e carros elétricos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião