Sete dicas para aproveitar melhor esta Cyber Monday

A Cyber Monday promete grandes descontos e promoções, mas só nas lojas online. O ECO reuniu um conjunto de sete dicas para aproveitar a euforia das compras com segurança.

A euforia das compras e das promoções continua esta segunda-feira, mas sem filas nem multidões. Depois da Black Friday da passada sexta-feira, a Cyber Monday está de volta e esperam-se descontos expressivos nos catálogos de muitas lojas portuguesas e estrangeiras… mas só na internet. Se ainda tem orçamento para gastar, ou se está à procura de um artigo que não encontrou em loja, esta é a oportunidade final para o procurar nos sites das principais marcas.

Ora, se nunca comprou online, ou já comprou e quer voltar a comprar, o ECO reuniu um conjunto de sete dicas que poderão ser úteis na hora de escolher um produto. Boas compras!

Escolha sites de confiança

Fazer compras em sites que não são de confiança acarreta sérios riscos, sobretudo na Cyber Monday, em que o apelo ao consumo é maior. Aposte, sobretudo, nas lojas virtuais que conhece e veja sempre se o site em que está é mesmo da marca que diz ser. Se alguma coisa lhe parecer suspeita, não arrisque. Se não conhecer uma determinada loja, mas está interessado num produto, procure feedback junto de amigos que já tenham feito compras nessa plataforma, ou pesquise o que se diz sobre ela em fóruns na internet, no Portal da Queixa e nas redes sociais. Além disso, para evitar que os seus dados caiam em mãos erradas, verifique se o URL do site começa com “https://”, o que indica que a ligação é segura e encriptada entre as partes.

Veja se é um bom negócio

Mesmo nas lojas de confiança vale a pena avaliar se um determinado produto é mesmo um bom negócio. De nada vale um desconto de 50% se o preço do produto aumentou para o dobro há duas semanas. Para tal, poderá aproveitar o simulador que a Deco criou para avaliar se um determinado artigo está, de facto, mais barato, ou se esse produto já foi mais barato noutra altura. Basta colar o link do produto para obter todas as informações necessárias e perceber se o desconto é real, ou se o preço já foi menor do que está agora.

Compare sempre os preços

Ainda na lógica da comparação de preços, antes de oficializar uma encomenda, procure sempre o mesmo artigo noutras lojas, pois podem existir preços ainda mais competitivos. A palavra-chave é “pesquisar”. Com paciência e método, poderá avaliar se o negócio é realmente bom e, depois, fazer a compra com a consciência tranquila de quem poupou algumas dezenas de euros.

Contra-reembolso? Experimente o MB Way

A generalidade das compras na internet é feita com recurso a contas no Pay Pal ou com cartão de crédito. Ora, para quem não tem cartão de crédito, é comum o recurso ao contra-reembolso, ou seja, o pagamento da compra é feito no ato de entrega do produto. Isto acarreta um custo acrescido que, na maioria dos casos, pode ser contornado com recurso a serviços como o MB Way. A técnica já é velhinha, mas se tem conta num banco português, adira ao serviço e instale a aplicação no seu telemóvel. Poderá, depois, gerar um cartão de crédito virtual Visa com o montante que quiser. Isto é útil, pois evita o pagamento do contra-reembolso. A técnica pode ser usada mesmo por quem tenha cartão de crédito, uma vez que aumenta a segurança da compra e não terá de partilhar os seus dados com uma loja que não conhece.

Atenção às comissões e impostos

Ao fazer compras em lojas estrangeiras, tenha atenção com as comissões e impostos cobrados para transações em divisas diferentes do euro. As compras online em moeda estrangeira, como o dólar, poderão implicar o pagamento de imposto de selo e comissões de processamento de transação ao banco. Estas comissões tendem a representar valores relativamente baixos, mas nunca é demais informar-se das condições junto do seu banco. Além disso, tenha atenção às mudanças cambiais, particularmente as valorizações das outras moedas, que podem tornar a sua compra mais cara em euros.

Cuidado com a retenção na alfândega

Se vai adquirir produtos caros, como grandes eletrodomésticos e televisões, procure optar por lojas portuguesas sempre que possível. Não é incomum surgirem queixas de clientes que acabam por ver as suas encomendas ficarem retidas na alfândega, com preços elevados de desalfandegamento no caso de compras de lojas fora da União Europeia. Nestes casos excecionais, os preços variam muito e dependem do produto importado.

Não esqueça os portes de envio

Por vezes, a euforia pelas compras é tanta que tendemos a esquecer alguns pormenores importantes. Para além da questão da alfândega e das comissões e impostos, como vimos, há que ter em conta os portes de envio que podem ser cobrados. Em alguns casos, estes valores são indicados diretamente na ficha do produto. Noutros casos, o valor só é apurado no momento de finalizar a compra. Algumas lojas oferecem os portes de envio para compras superiores a um determinado valor. Informe-se nos sites, faça as contas e veja se vale a pena aproveitar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sete dicas para aproveitar melhor esta Cyber Monday

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião