Na galeria virtual da Google pode explorar as obras de Vermeer em realidade aumentada

A primeira exposição virtual disponível na aplicação da Google junta 36 obras do pintor holandês Vermeer, incluindo a Rapariga com Brinco de Pérola.

Chaves, carteira ou telemóvel são objetos comuns nos bolsos. A Google quer adicionar à lista uma galeria de arte, através de uma aplicação de realidade aumentada, que recria uma visita a um museu.

A primeira exposição virtual disponível no Google Arts & Culture contempla as obras de Vermeer, incluindo o famoso “Rapariga com Brinco de Pérola”, revela a empresa em comunicado. O utilizador pode aproximar-se das 36 pinturas através do smartphone, onde aparecerão do tamanho original e “perfeitamente detalhadas”.

A exposição virtual é apresentada em realidade aumentada.Google

As obras do pintor holandês estão espalhadas por várias instituições culturais, como o Mauritshuis em Haia, com as quais a tecnológica fez parcerias para compor a exposição e juntá-las todas no mesmo lugar. As imagens das pinturas foram obtidas através da Art Camera, uma “câmara robot de ultra resolução concebida especificamente para obras de arte“, explica a Google.

Para além de apreciar as obras por si, pode-se também fazer uma tour pela galeria virtual, que apresenta mais informação sobre as pinturas. Se continuar com apetite pela cultura, os corredores de instituições como o Museu Coleção Frick em Nova Iorque, e do Rijksmuseum em Amesterdão estão abertos para visita, através do street view.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Na galeria virtual da Google pode explorar as obras de Vermeer em realidade aumentada

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião