CGD e Bank of China juntam-se para emitir “panda bonds” de Portugal
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Bank of China assinaram um protocolo com vista à emissão de dívida pública portuguesa em renmimbis, a divisa chinesa.
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) assinou um protocolo com o Bank of China (BoC) para estruturar e colocar uma emissão de dívida pública portuguesa em renmimbis, as chamadas panda bonds portuguesas. A notícia foi avançada pela Reuters, que cita o presidente executivo do banco público português, Paulo Macedo, e surge numa altura em que decorre a visita oficial do Presidente da China a Portugal.
Segundo a agência, Paulo Macedo avançou que as duas instituições bancárias têm trabalhado “na estruturação e emissão de dívida pública portuguesa em renmimbis”, mas ressalvou que o acordo “não tem nenhuma data”. No entanto, o gestor da CGD acredita que a emissão das panda bonds portuguesas possa acontecer “em breve”.
“Este protocolo vem formalizar todos os esforços e compromissos de desenvolver, estruturar naquilo que é a organização da operação, a sua estruturação e depois colocação”, afirmou Paulo Macedo à Reuters, à margem de um encontro entre o primeiro-ministro, António Costa, e o Presidente chinês, Xi Jinping. Mediante o protocolo, haverão também “facilidades de crédito dadas à CGD para exportadores portugueses que necessitem de garantias na China”.
De recordar que, para atrair investidores internacionais, o Governo português pretende dar isenção de IRS e IRC aos juros decorrentes de contratos de empréstimos celebrados com o IGCP sob a forma de panda bonds. A medida faz parte do Orçamento do Estado para o próximo ano.
(Notícia atualizada às 12h28 com mais informações)
Apoie o jornalismo económico independente. Contribua
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso. O acesso às notícias do ECO é (ainda) livre, mas não é gratuito, o jornalismo custa dinheiro e exige investimento. Esta contribuição é uma forma de apoiar de forma direta o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo rigoroso e credível, mas não só. É continuar a informar apesar do confinamento, é continuar a escrutinar as decisões políticas quando tudo parece descontrolado.
Introduza um valor
Valor mínimo 5€. Após confirmação será gerada uma referência Multibanco.
Comentários ({{ total }})
CGD e Bank of China juntam-se para emitir “panda bonds” de Portugal
{{ noCommentsLabel }}