Theresa May perde o controlo no Parlamento britânico

A primeira-ministra britânica sofreu três derrotas no Parlamento, dando a este o poder de decidir qual será o "Plano B" caso o acordo para o Brexit seja rejeitado.

A primeira-ministra britânica está envolvida numa disputa pelo poder com o Parlamento britânico. Após perder três votações importantes esta terça-feira, Theresa May fica assim sob pressão, naquele que é o primeiro de cinco dias de debate sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE). O Parlamento fica, assim, com o poder de decidir qual o “Plano B” no caso de o acordo alcançado por May ser rejeitado, avança a Bloomberg (conteúdo em inglês).

Foi um “dia dramático” para a primeira-ministra britânica, escreve a Bloomberg. O Parlamento britânico tem agora nas mãos a decisão para pensar num “plano B” para o Brexit, caso venha a rejeitar, na próxima semana — tal como esperado –, o acordo conseguido por Theresa May.

O Parlamento pode escolher uma “saída mais suave” — incluindo a possibilidade de continuar no mercado único europeu –, ou até impedir por completo o Brexit. Outra hipótese que pode vir a ganhar relevância nas próximas semanas é um segundo referendo de forma a permitir que os britânicos anulem a decisão do primeiro.

“A vontade do Parlamento — que reflete a vontade dos cidadãos — não pode ser novamente ignorada”, diz Dominic Grieve, citado pela Bloomberg, deputado e responsável por planear uma das derrotas de Theresa May esta terça-feira. “O Parlamento deve agora retomar o controlo e devolver a decisão final aos cidadãos porque, no final, apenas os cidadãos podem resolver essa questão”.

Contudo, de acordo com a líder da Câmara dos Comuns, Andrea Leadsom, este voto não descarta a hipótese de não haver um acordo sobre o Brexit.

No dia 11 de dezembro, o Parlamento vai finalmente votar se aceita ou não o acordo de 585 páginas — alcançado em novembro –, sobre a saída do Reino Unido da UE. São poucos os responsáveis do Governo de May que acreditam na vitória deste acordo e são vários os que preveem uma derrota.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Theresa May perde o controlo no Parlamento britânico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião