Turismo deve fechar o ano com novo recorde nas receitas. Vão atingir os 17 mil milhões de euros

  • Lusa
  • 6 Dezembro 2018

“O turismo continuará a ser a maior atividade económica exportadora do nosso país e a principal fonte de financiamento da balança comercial”, diz a Confederação do Turismo de Portugal.

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) estimou esta quinta-feira que o setor termine 2018 com “uma boa ‘performance’”, uma estabilização das dormidas e um novo recorde nas receitas turísticas na ordem dos 17 mil milhões de euros.

“Tudo indica que iremos fechar 2018 com cerca de 57 milhões de dormidas e 21 milhões de hóspedes, o que significa que estamos a viver um momento de estabilização do nosso turismo”, refere a CTP, em comunicado.

As receitas turísticas devem atingir o valor recorde de 17 mil milhões de euros, um aumento de 12% quando comparado com 2017, refere. A confederação lembra que o ciclo de crescimento foi iniciado em 2013, ano em que foram registados 43 milhões de dormidas e 15 milhões de hóspedes, num crescimento de 32,5% e 40%, respetivamente, em cinco anos.

“Estes são números que comprovam bem o excelente desempenho da nossa atividade, que reflete bem o esforço dos nossos empresários, a qualidade da nossa oferta e dos serviços turísticos prestados”, refere o presidente da CTP, Francisco Calheiros, citado no documento.

No que respeita aos proveitos da hotelaria, a confederação antevê um aumento na ordem dos 6%, atingindo os 3,6 mil milhões de euros. O RevPar (preço médio por quarto disponível) irá também registar um crescimento de cerca de 5,3%.

A CTP destaca também o número de passageiros desembarcados nos aeroportos nacionais, que deverão atingir os 27,4 milhões de passageiros (mais 7% face a 2017), e ainda para o aumento dos passageiros dos cruzeiros, com 1,4 milhões de passageiros (mais 12%).

A despesa turística, por sua vez, deverá atingir 4,6 mil milhões de euros, com a balança turística a apresentar um saldo positivo de 12,4 mil milhões de euros, ou seja, uma subida de 14% relativamente ao ano anterior.

Tal significa, segundo a CTP, que “o turismo continuará a ser a maior atividade económica exportadora do nosso país e a principal fonte de financiamento da balança comercial”.

As receitas do transporte aéreo também devem alcançar um valor histórico na ordem dos 4,7 mil milhões de euros, mais 8% do que em 2017 e, perante estes números, o saldo da balança do turismo deverá atingir os 15 mil milhões de euros, acrescenta a confederação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Turismo deve fechar o ano com novo recorde nas receitas. Vão atingir os 17 mil milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião