Moção de censura chumbada. Theresa May fica no Governo britânico

A primeira-ministra conseguiu 200 votos de confiança, face a 117 contra. May reconheceu "o número significativo" de votos contra a sua liderança e disse que procurará resposta às críticas, na Europa.

A moção de censura ao Governo britânico, liderado por Theresa May, foi chumbada no Parlamento. A votação que aconteceu esta quarta-feira à noite em Londres teve o resultado esperado já que a maioria dos deputados conservadores já tinha garantido apoio à primeira-ministra.

“O resultado da votação desta noite é que o partido parlamentar tem confiança em Theresa May”, afirmou o conservador Graham Brady, entre aplausos da audiência. Acrescentou que May conseguiu 200 votos de confiança (63%), face a 117 declarações contra.

Ficou assim acima dos 158 votos contra a moção de censura necessários para se manter no poder e ultrapassou a prova de fogo lançada pelo próprio partido. O chumbo da moção de censura reforça a liderança da primeira-ministra, que não pode voltar a ser posta em causa no espaço de um ano. Assim, May ganha mais confiança para fechar o processo do Brexit e conduzir o Reino Unido até à porta de saída do bloco europeu.

Após terem sido conhecidos os resultados, a primeira-ministra afirmou estar “feliz” por receber o apoio do partido no “final de um longo dia”, mas reconheceu “o número significativo” de votos contra a sua liderança. “Ouvi o que disseram”, disse May. “Ouvi o que a Casa dos Comuns disse sobre a Irlanda do Norte e, quando estiver no Conselho Europeu amanhã [quinta-feira] vou procurar garantias legais e políticas que aliviem as preocupações dos membros do Parlamento“.

“Após esta votação, temos de avançar com a tarefa de conseguir um Brexit que assegure às pessoas britânicas e ao país um futuro melhor”, acrescentou Theresa May. Apesar de considerar que o acordo do Brexit é importante, sublinhou que, em simultâneo, o Governo quer centrar-se no reforço da economia britânica, na melhoria dos serviços públicos e da qualidade de vida.

Corbyn e Hammond focam-se no futuro

“O voto de confiança na primeira-ministra Theresa May é o correto. Agora é tempo de nos focarmos no futuro. O acordo dela [para o Brexit] significa que vamos honrar o resultado do referendo, enquanto salvaguardamos empregos e mantemos a confiança empresarial”, afirmou o ministro das Finanças, Philip Hammond, no Twitter.

O líder da oposição, do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn discorda e defendeu, também na rede social, que nada muda porque Theresa May perdeu a maioria no Parlamento. Lembrou ainda que os termos da saída do Reino Unido da União Europeia terão de ser votados pelos deputados proximamente.

“A votação desta noite não muda nada. Theresa May perdeu a maioria no Parlamento, o Governo está um caos e ela não tem capacidade de alcançar um acordo do Brexit que funcione no nosso país e ponha os empregos e a economia primeiro. Ela tem agora de trazer o seu acordo fracassado ao Parlamento na próxima semana”, disse Corbyn.

Antes da votação, a primeira-ministra britânica anunciou aos deputados do partido que pretende abandonar o cargo antes das eleições legislativas de 2022, de acordo com vários testemunhos. “Ela disse que não tinha a intenção de conduzir [o partido] nas eleições de 2022”, revelou o deputado Alec Shelbrooke e outros parlamentares à porta da sala onde o grupo parlamentar se reuniu para votar a moção de censura.

(Notícia atualizada às 21h45)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Moção de censura chumbada. Theresa May fica no Governo britânico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião