Proposta do PSD chumbada. Lisboetas continuam a pagar taxa turística

A proposta do Partido Social Democrata teve os votos contra do PS, Bloco de Esquerda e de sete deputados independentes, e a abstenção dos outros partidos.

Os lisboetas vão continuar a pagar taxa turística, pelo menos por agora. A proposta do PSD, de isentar os residentes na cidade do pagamento da taxa, foi chumbada. Teve os votos contra do PS, Bloco de Esquerda e de sete deputados independentes, e a abstenção dos outros partidos.

Todos aqueles que pernoitam em Lisboa, em estabelecimentos turísticos, continuam assim sujeitos ao pagamento de uma taxa, avança o Diário de Notícias (acesso livre). A moção proposta pelo PSD sugeria que os residentes na cidade, ao apresentar a “certidão do domicílio fiscal emitida pela Autoridade Tributária Aduaneira”, não tivessem de pagar esse imposto.

Na base desta medida estava o facto de que os residentes de Lisboa não representam um encargo adicional no turismo, e que “já dão o seu contributo financeiro para as diversas políticas públicas levadas a cabo pela Câmara”, segundo explicou o deputado Rodrigo Mello Gonçalves. A medida já é aplicada em cidades como Paris e Roma.

A taxa turística cobrada em Lisboa vai duplicar no próximo ano, passando de um para dois euros por noite, para reforçar a limpeza urbana e os transportes nas zonas com maior pressão do turismo. A alteração deverá entrar em vigor a 1 de janeiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proposta do PSD chumbada. Lisboetas continuam a pagar taxa turística

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião