ūüďĻ Dez curiosidades sobre agricultura e pesca na UE

Sabia que Portugal é um dos países da UE que mais emprega no setor da pesca? Mas é Espanha o país que apanha mais peixe? E que 39% do território da UE é usado na agricultura? O ECO preparou um vídeo.

Sabia que 39% do território da União Europeia é usado na agricultura? E que 20,6% de todo o leite de vaca produzido vem da Alemanha? Ou que Portugal é dos maiores empregadores europeus no setor da pesca? Estes são alguns dos dados revelados pelo Eurostat no mais recente relatório Agricultura, floresta e pesca.

Espanha é o país da União Europeia (UE) que mais pesca. Os espanhóis apanham 18,2% do peixe produzido no território europeu. Se for somada, a produção de Portugal, Itália e Grécia corresponde a 11,6% da totalidade. Contudo, os portugueses são os que mais empregam no setor. Cerca de 35,7% das 178 mil pessoas que trabalham na área concentram-se nestes três países.

Portugal ocupa tamb√©m um lugar de destaque na produ√ß√£o de azeite. 8,4% das 10,3 milh√Ķes de toneladas de azeitonas, produzidas em 2017, s√£o portuguesas. Depois de um aumento de 80,3% em rela√ß√£o ao ano anterior, o pa√≠s foi o terceiro maior produtor da UE. Espanha e It√°lia ocupam os primeiros lugares.

O ECO fez um vídeo que mostra dez curiosidades do relatório do Eurostat.

Quanto vale uma notícia? Contribua para o jornalismo económico independente

Quanto vale uma notícia para si? E várias? O ECO foi citado em meios internacionais como o New York Times e a Reuters por causa da notícia da suspensão de António Mexia e João Manso Neto na EDP, mas também foi o ECO a revelar a demissão de Mário Centeno e o acordo entre o Governo e os privados na TAP. E foi no ECO que leu, em primeira mão, a proposta de plano de recuperação económica de António Costa Silva.

O jornalismo faz-se, em primeiro lugar, de notícias. Isso exige investimento de capital dos acionistas, investimento comercial dos anunciantes, mas também de si, caro leitor. A sua contribuição individual é relevante.

De que forma pode contribuir para a sustentabilidade do ECO? Na homepage do ECO, em desktop, tem um bot√£o de acesso √† p√°gina de contribui√ß√Ķes no canto superior direito. Se aceder ao site em mobile, abra a 'bolacha' e tem acesso imediato ao bot√£o 'Contribua'. Ou no fim de cada not√≠cia tem uma caixa com os passos a seguir. Contribui√ß√Ķes de 5‚ā¨, 10‚ā¨, 20‚ā¨ ou 50‚ā¨ ou um valor √† sua escolha a partir de 100 euros. √Č seguro, √© simples e √© r√°pido. A sua contribui√ß√£o √© bem-vinda.

António Costa
Publisher do ECO

5‚ā¨
10‚ā¨
20‚ā¨
50‚ā¨

Coment√°rios ({{ total }})

ūüďĻ Dez curiosidades sobre agricultura e pesca na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discuss√£o dando a sua opini√£o