Brexit faz disparar procura por passaportes irlandeses

Em 2018, o número de cidadãos britânicos que solicitaram passaportes irlandeses disparou 22%. Isto com a concretização do Brexit no horizonte.

Com a saída do Reino Unido da União Europeia à porta, o número de cidadãos britânicos que solicitaram passaportes irlandeses disparou 22%, avança, esta segunda-feira, o The Guardian. Em 2018, quase 100 mil britânicos tomaram, assim, esta decisão, valor que compara com os 81 mil de 2017 e como os 46 mil registados no ano do referendo que daria início ao divórcio mais badalado dos últimos tempos (2016).

Pode conseguir um passaporte irlandês qualquer pessoa nascida na República da Irlanda ou na Irlanda do Norte, bem como qualquer cidadão com ascendentes dessa nacionalidade. Deste modo, cerca de seis milhões de britânicos estão em condições de solicitar dupla nacionalidade.

Este disparo dos pedidos de passaportes irlandeses coincide com a aproximação de um dos dias que deverá ser mais marcante em 2019: está marcada para 29 de março a saída do Reino Unido na União Europeia. Para os britânicos que serão alvo das barreiras decorrentes dessa saída, o passaporte irlandês representa um atalho para a retoma dos direitos perdidos.

A três meses desse momento decisivo, ainda não está fechado o plano de ação, isto é, apesar de Londres e Bruxelas terem chegado a acordo, os termos serão ainda votados, no próximo mês, pelo Parlamento britânico.

Além disso, em entrevista ao Sunday Times, o ministro do Comércio Internacional britânicos estimou que, se o Parlamento chumbar esse acordo, as hipóteses do Reino Unido sair da União Europeia são “50-50”. “Se não aprovarmos o acordo, não arrisco dar [à concretização do Brexit] hipóteses superiores a 50-50”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit faz disparar procura por passaportes irlandeses

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião