Revista de imprensa internacional

Kim Jong Un enviou carta de "paz" a Trump e Musk planeia visita à China. Bolsonaro prepara tomada de posse e Brexit fez disparar pedidos de passaporte irlandês.

Enquanto Elon Musk prepara a sua visita à China para dar início à construção da primeira fábrica da Tesla fora dos Estados Unidos, Kim e Trump trocam mensagens de “paz”. O último dia do ano fica ainda marcado pela preparação da tomada de posse do Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e pelas negociações que estão a decorrer no sentido de acabar com a paralisação parcial do Governo norte-americano. O divórcio mais badalado dos últimos anos está a fazer disparar o número de britânicos a querer ter passaporte irlandês.

Reuters

Trump aberto a negociar para acabar com o shutdown

O senador republicano, Lindsey Graham, apresentou uma proposta que visa autorizar migrantes ilegais a trabalharem no país, desde que tenham entrado nos Estados Unidos enquanto crianças. Segundo o senador, a proposta que visa acabar com a paralisação do governo norte-americano foi bem recebida por Donald Trump. Democratas e republicanos ainda não chegaram a um consenso para o desbloqueio de verbas com vista à construção de um muro na fronteira com o México.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Straits Times

Líder da Coreia do Norte envia carta de paz a Trump

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, enviou uma carta ao presidente norte-americano, Donald Trump. Não são revelados pormenores acerca da missiva, mas segundo a imprensa internacional, tem em vista a “conciliação” entre os dois países. Em junho, Kim Jong Un comprometeu-se a avançar com a desnuclearização da Coreia do Norte, depois de um encontro com Donald Trump. No entanto, o processo está neste momento parado e os dois chefes de Estado estão ainda por marcar um novo encontro.

Leia a notícia completa no The Straits Times (acesso livre, conteúdo em inglês).

Bloomberg

Musk vai à China colocar primeira pedra da nova fábrica da Tesla

Elon Musk vai à China para estar presente no início da construção da nova fábrica da Tesla. No Twitter, o empresário anunciou a visita, dizendo-se “entusiasmado”. “Obrigada aos proprietários chineses de automóveis Tesla. Estou ansioso para visitar o país para o início da construção da Gigafactory em Xangai”, escreveu o CEO. Esta fábrica (a primeira da Tesla fora dos Estados Unidos) representa o maior investimento estrangeiro de sempre na maior cidade da República Popular da China e um importante passo da fabricante automóvel norte-americana no sentido da sua expansão internacional.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado / conteúdo em inglês).

The Guardian

Com o Brexit no horizonte, procura por passaportes irlandeses explode

Com a concretização do Brexit à porta, o número de cidadãos britânicos que solicitaram passaportes irlandeses disparou 22%. Em 2018, quase cem mil britânicos tomaram esta decisão, valor que compara com os 81 mil candidatos registados em 2017. No ano anterior ao referendo que determinaria a saída do Reino Unido da União Europeia (em 2016), apenas 46 mil cidadãos britânicos pediram passaporte irlandês. De notar que qualquer pessoa nascida na República Irlandesa ou na Irlanda do Norte pode fazê-lo, bem como qualquer cidadão com ascendentes dessa nacionalidade, ou seja, cerca de seis milhões de cidadãos britânicos estão em condições de solicitarem o documento referido.

Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre / conteúdo em inglês).

Valor Econômico

“Posse de arma assemelha-se à posse de automóvel”

O futuro ministro do Gabinete de Segurança Institucional do Governo de Jair Bolsonaro defende que ter posse de uma arma é semelhante a ser dono de um automóvel, já que, diz, as estatísticas revelam que, no Brasil, o número de vítimas de homicídio por arma de fogo é aproximado daquele de vítimas de acidentes rodoviários. Estas declarações antecedem a entrada em vigor do decreto de lei que concretiza a promessa de campanha de Bolsonaro ao permitir que qualquer cidadão sem antecedentes criminais possa deter uma arma. O novo Presidente brasileiro toma posse no primeiro dia de 2019.

Leia a notícia completa no Valor Econômico (acesos livre / conteúdo em português).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião