Ministro alemão das Finanças avisa que “acabaram os anos de vacas gordas”

  • Lusa
  • 6 Janeiro 2019

O responsável pela pasta das Finanças no governo liderado por Angela Merkel explicava por que rejeita a ideia de eliminar por completo o imposto de solidariedade pago desde a reunificação.

O ministro das Finanças alemão, o social-democrata Olaf Scholz, previu o fim dos dois anos de bonança na Alemanha, numa entrevista publicada domingo no jornal ‘Bild am Sonntag’.

“Esses bons tempos em que o Estado sempre recebeu mais impostos que o esperado estão a acabar. Em 2018 poderemos registar um outro superavit, mas acabaram os anos das vacas gordas. A partir de agora, não espero nenhum superavit imprevisto, muito menos essas dimensões”, afirmou.

Esta é uma das razões pelas quais o ministro rejeitou a ideia defendida pelo bloco conservador de eliminar completamente o imposto de solidariedade de 5,5% com o qual os alemães devem contribuir desde a reunificação do país para financiar as infraestruturas e outras medidas para desenvolver o território da antiga República Democrática Alemã (RDA).

“Nas negociações para formar uma coligação concordamos, por uma boa razão, que os cidadãos com rendimentos muito elevados deviam continuar a pagar o imposto de solidariedade”, assinalou.

Olaf Scholz recordou que desta maneira, a partir de 2021, 90% dos contribuintes deixará de pagar este imposto.

“Para os orçamentos federais serão menos 10 mil milhões de euros por ano. É uma redução significativa de impostos para quase todos os contribuintes”, disse.

Quem ganha um milhão de euros por ano, deixaria de pagar 24 mil euros por ano se o imposto de solidariedade fosse totalmente eliminado, explicou o responsável, assinalado que, ele próprio, como ministro, com rendimentos anuais de 180.000 euros, economizaria cerca de 3.600 euros de impostos ao ano.

“Esse não é o caminho certo, ombros fortes podem suportar uma maior carga, temos que reduzir a carga para aqueles com renda baixa e média”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministro alemão das Finanças avisa que “acabaram os anos de vacas gordas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião