Heiko Maas é o novo MNE da Alemanha e Olaf Scholz fica com as Finanças

  • Lusa
  • 9 Março 2018

Scholz e a líder do SPD, Andrea Nahles, deram a conhecer a lista dos seis ministros acordada nas negociações para a constituição do novo Executivo de coligação na Alemanha.

O Partido Social-Democrata alemão (SPD) designou o até agora titular da Justiça, Heiko Maas, como novo ministro dos Negócios Estrangeiros, escolhendo também Olaf Scholz para ocupar o Ministério das Finanças do Governo de coligação de Angela Merkel.

O próprio Scholz e a líder designada do SPD, Andrea Nahles, deram a conhecer a lista dos seis ministros acordada nas negociações para a constituição do novo Executivo de coligação na Alemanha, dos quais os Negócios Estrangeiros e a Justiça são os de maior peso político.

A União Democrata Cristã (CDU) terá seis ministérios, os mesmos que o SPD, ao passo que a União Social-Cristã, da Baviera, terá três.

O mais recente Governo de Merkel terá, assim, sete mulheres e nove homens, com uma média de idades de 51 anos.

Tanto a CDU de Merkel como o SPD respeitaram a paridade de género nas suas listas, ao passo que os três nomes indicados pelo partido da Baviera são homens.

Entre os seis ministérios que correspondem à CDU, apenas dois serão ocupados por políticos com experiência ministerial: Ursula von der Leyen, na Defesa, e Peter Altmaier, que passa de ministro da Presidência para a Economia.

Os restantes são novas entradas no Governo, entre eles um destacado crítico da política de Merkel e que é o representante da ala mais à direita da CDU, Jens Spahn, que ocupará o Ministério da Saúde.

Entre os três ministros da CSU, o destaque vai para o Interior, que será ocupado pelo até agora líder da formação bávara e primeiro-ministro regional, Horst Seehofer, de acordo com a contabilização feita pela agência de notícias espanhola Efe.

O novo Governo será empossado na quarta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Heiko Maas é o novo MNE da Alemanha e Olaf Scholz fica com as Finanças

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião