Bolsa de Lisboa arranca em alta à boleia do universo EDP

A bolsa está em alta, em contraciclo com as pares europeias. No arranque as ações da Nos destaram-se com uma subida de 1% e as do BCP de 0,5%. Mas depressa o universo EDP acelerou mais.

A bolsa nacional entrou com o pé direito na última sessão da semana. O PSI-20 abriu em terreno positivo apoiado nos ganhos do BCP e da Nos, num dia em que os pares europeus seguem com tendência negativa. No entanto, poucos minutos depois o cenário mudou. BCP passou a negativo e o universo EDP acelerou ganhos.

O PSI-20 arrancou a sessão em alta, a valorizar 0,29%, para os 5.410,58 pontos, com a maioria dos títulos em terreno positivo. Os ganhos começaram por ser encabeçados pela Nos, cujas ações valorizavam 0,94%, para os 5,035 euros, na abertura. Já o BCP puxava também pelo índice de referência, com as suas ações a somarem 0,58%, para os 29,42 cêntimos.

Este cenário, entretanto, mudou com as cotadas do universo EDP a passarem a ser as principais impulsionadoras do índice bolsista nacional. Os títulos da EDP valorizam 0,48%, para os 2,927 euros, enquanto as da EDP Renováveis somam 0,54%, para os 7,41 euros.

Destaque positivo ainda para a Jerónimo Martins, cujos títulos somam 0,47%, para os 15,03 euros, apoiando também os ganhos do PSI-20. Já a Nos alivia face à subida de quase 1% que registava no início da sessão. As ações da empresa que apresenta as suas contas anuais na próxima segunda-feira avançam 0,44%, para os 5,01 euros.

Contudo, a Altri destaca-se com a maior subida do PSI-20. As suas ações ganham 2,72%, para os 4,91 euros, depois de a papeleira ter apresentado as suas contas na quarta-feira após o fecho do mercado. Os lucros da Altri cresceram 24,8% no ano passado, para 96,1 milhões de euros, com a produção recorde a puxar por esses números.

Em queda, destaque para os CTT que encabeçam as perdas, com as suas ações a recuarem 1,08%, para os 3,114 euros. Logo de seguida surge o BCP, a perder 0,79%, para os 29,02 cêntimos.

(Notícia atualizada às 8h25 com mais informação e novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa arranca em alta à boleia do universo EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião