Comemorações do Dia de Portugal começam em Portalegre e acabam em Cabo Verde

  • Lusa
  • 14 Janeiro 2019

Modelo inédito de comemorações do Dia de Portugal vão continuar. Este ano, o Presidente da República já anunciou que vão começar em Portalegre e acabam em Cabo Verde.

O Presidente da República anunciou esta segunda-feira que as comemorações do Dia de Portugal neste ano de 2019 vão começar em Portalegre, antes de prosseguirem junto dos portugueses e lusodescendentes residentes em Cabo Verde.

Marcelo Rebelo de Sousa falava no Palácio da Ajuda, em Lisboa, numa cerimónia de apresentação de cumprimentos de ano novo do corpo pelo diplomático acreditado em Portugal.

O chefe de Estado já tinha anunciado, no dia 31 de dezembro, em passagem pela Cidade da Praia, em Cabo Verde, que em 2019 as comemorações do 10 de junho iriam realizar-se também naquele país.

“Começaremos no território português e depois partiremos para chegar aqui a meio da tarde, o que permitirá ainda nessa tarde e durante a noite celebrar aqui na Cidade da Praia e no dia seguinte na cidade do Mindelo [na ilha de São Vicente]”, declarou, na altura.

De lembrar que Marcelo Rebelo de Sousa iniciou no que ano em que tomou posse, em 2016, um modelo inédito de comemorações do dia de Portugal, acercado com o primeiro-ministro, António Costa. O chefe de Estado decidiu que as celebrações começam em território nacional e se estendem depois a um país estrangeiros onde residam comunidades portuguesas.

No primeiro ano, as cerimónias começaram em Lisboa e estenderam-se depois a Paris, em França. Em 2017, começaram no Porto e terminaram em São Paulo e no Rio de Janeiro, no Brasil.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comemorações do Dia de Portugal começam em Portalegre e acabam em Cabo Verde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião