Quer poupar na fatura da energia? Seis em cada dez simulações na ERSE resultam em preços mais baixos

O simulador de preços de energia da ERSE já foi usado quase um milhão de vezes para procurar o comercializador mais barato. Nas simulações feitas, 58% deram preços mais baixos face ao contrato atual.

Recorrer ao simulador de preços de energia da ERSE tem sido uma opção compensadora para muitas famílias. Um inquérito realizado pela entidade reguladora junto dos utilizadores da ferramenta demonstrou que mais de metade conseguiu encontrar tarifários mais em conta.

O simulador de preços de energia da ERSE já foi utilizado perto de um milhão de vezes — 963.029 simulações — desde o seu lançamento em maio de 2018, sendo que “um inquérito realizado aos utilizadores do simulador indicou que 58% encontraram preços mais baixos face ao seu contrato atual”. Ou seja, seis em cada dez clientes conseguiram encontrar um tarifário ou comercializador com uma oferta mais em conta comparativamente com a atual.

No seguimento dessa constatação, mais de 80% dos clientes inquiridos (82%) revelaram ainda ter intenção de mudar de comercializador.

Para ilustrar o potencial de poupança conseguido através da comparação de ofertas, a entidade reguladora recorre a um exemplo. Em específico, o caso de um consumidor de eletricidade com uma potência contratada de 3,45 kVA e um consumo anual de 1.900 kWh. Perante esse cenário, a oferta de preço mais baixo identificado no simulador resulta numa fatura mensal de 36,63 euros, enquanto a mais cara pode implicar um custo acrescido de mais de 18 euros ao mês. Ou seja, quase 50% mais caro.

“Utilizar um simulador de preços de energia é particularmente importante num contexto em que vários comercializadores anunciaram descidas nos seus tarifários no início deste ano“, contextualiza a ERSE, dando conta ainda que “é importante que cada consumidor escolha qual a melhor oferta para a sua situação em particular“.

O simulador de preços de energia da ERSE apresenta as ofertas comerciais de 23 comercializadores na eletricidade e de 8 comercializadores no gás natural, reunindo informação relativa a mais de 317 tarifários. Todos esses tarifários estão atualizados com a informação das alterações programadas para o início deste ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quer poupar na fatura da energia? Seis em cada dez simulações na ERSE resultam em preços mais baixos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião