“Hacker” que roubou e-mails ao Benfica foi detido

  • Guilherme Monteiro e Lusa
  • 16 Janeiro 2019

Rui Pinto estava a ser procurado pelas autoridades portuguesas há vários meses depois de ter divulgado informações sensíveis sobre as águias.

Foi detido, esta tarde, Rui Pinto, o “hacker” do caso dos e-mails do Benfica, que estava sob mandato de busca europeu. O homem de 30 anos estava a ser procurado depois de ter revelado informações sensíveis acerca do clube da Luz e que deram origem ao processo judicial E-Toupeira.

Na informação divulgada pelo Ministério Público sabe-se que foi detido num estado-membro da União Europeia. Vários jornais estão a avançar com a possibilidade de ter sido na Hungria, país onde o “hacker” vivia e a partir do qual divulgou informações secretas acerca das águias.

“Em causa estão factos suscetíveis de integrarem crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo. O inquérito corre termos no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária”, adianta o mesmo comunicado.

vários meses que Rui Pinto estava a ser procurado pela Polícia Judiciária como o único suspeito que roubou informação privada ao Benfica. Contudo, o “hacker” também já esteve envolvido em crimes de roubo de correspondência eletrónica também ao Sporting e ao FC Porto. As autoridades portuguesas estão no local a acompanhar a detenção e suas respetivas diligências, informa ainda o MP.

Benfica espera “passo para a verdade”

A SAD do Benfica reagiu, entretanto, afirmando esperar que a detenção do alegado responsável pelo acesso ilegítimo ao correio eletrónico do clube seja um passo para chegar à verdade e às motivações do ataque.

“A Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD estará, como sempre esteve, à disposição das autoridades e espera que este seja um passo importante para que se chegue à verdade e às motivações que possam ter estado por trás de um crime que tantos danos causou e continua a causar ao Sport Lisboa e Benfica”, refere um comunicado da SAD.

(Notícia atualizada às 22h14 com a reação do Benfica)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Hacker” que roubou e-mails ao Benfica foi detido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião