Google News pode chegar ao fim na Europa com novas regras de direitos de autor

O serviço de agregação de notícias da Google pode ter os dias contados, já que a diretivas europeias restringem a exibição de excertos e conteúdos de notícias de outras publicações.

As novas regras relativas aos direitos de autor que serão aplicadas na União Europeia (UE) estão a dificultar a vida à Google. A tecnológica norte-americana adiantou que poderá ter de pôr fim ao serviço de agregação de notícias Google News, devido a restrições sobre a exibição de pequenos excertos e conteúdos de artigos de outras publicações.

A Google está ainda a estudar como irá responder às diretivas europeias, mas o encerramento do serviço é uma hipótese, adianta a gestora de políticas públicas da tecnológica à Bloomberg (acesso condicionado/conteúdo em inglês). Apesar de a conclusão do processo estar prevista para esta semana, as novas regras ainda não estão totalmente finalizadas, por desacordo entre os países da UE, dando um pouco mais de tempo para preparar os próximos passos.

Foi em setembro do ano passado que o Parlamento Europeu aprovou as regras de proteção dos direitos de autor, e desde aí a Google e outras tecnológicas, bem como utilizadores da Internet, têm demonstrado desagrado relativamente às medidas. Entre as competências das páginas e redes sociais estará também a monitorização dos conteúdos partilhados pelos utilizadores.

O Google News não é um serviço pago ou com fins lucrativos, por isso o possível encerramento não deverá afetar as contas da empresa. Mesmo assim, a pesquisa por notícias traz vários utilizadores para a plataforma, onde aí sim, a tecnológica lucra a partir dos anúncios e conteúdos patrocinados.

os meios de comunicação mais pequenos podem notar o impacto do fim destas regras, já que os motores de busca terão de escolher as publicações com quem fazer acordos comerciais, para poderem mostrar excertos de artigos e pré-visualizações dos conteúdos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Google News pode chegar ao fim na Europa com novas regras de direitos de autor

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião