Depois da Amazon e Facebook, Google também já tem licença bancária na Europa

A Google Payment obteve a licença para operar enquanto instituição financeira eletrónica na União Europeia através do Banco da Lituânia, instituição muito procurada pelas fintech.

Mais uma fintech, termo que designa empresas que juntam tecnologia e finanças, conquistou autorização para operar enquanto instituição financeira eletrónica. Desta vez foi a Google Payment, detida pela Alphabet, que conseguiu obter a licença para serviços financeiros na União Europeia (UE), através do Banco da Lituânia.

A empresa consegue assim emitir dinheiro eletrónico, processar pagamentos, de forma a facilitar as transações no marketplace europeu, e até auxiliar outros serviços, bem como gerir carteiras digitais. A Google junta-se assim à Amazon e ao Facebook, que também já se aventuraram pelas finanças eletrónicas.

A Amazon Payments Europe conseguiu a sua licença no Luxemburgo. Já a rede social fundada por Mark Zuckerberg obteve uma licença bancária na Irlanda há cerca de dois anos, para a Facebook Payments International Limited. Através do sistema, é possível enviar e receber dinheiro pelo Messenger da rede social. A Google Pay atualmente já permitia aos utilizadores guardarem dados dos cartões numa carteira digital, para fazer compras online ou numa app.

O Banco da Lituânia já concedeu várias destas licenças bancárias, sendo que a última antes da Google foi para a fintech britânica Revolut. “O final deste ano reflete os nossos esforços e experiência dos últimos anos em desenvolver ativamente um ecossistema favorável às fintech na Lituânia”, aponta Marius Jurgilas, do Banco da Lituânia, citado em comunicado.

O ecossistema do país báltico já alberga mais de 100 empresas. “O nosso ambiente regulatório e os benefícios que ele oferece foram reconhecidos tanto por startups como por empresas de classe mundial”, explica Marius Jurgilas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Depois da Amazon e Facebook, Google também já tem licença bancária na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião