Quanto devem todos os países do mundo? 66.000.000.000.000 dólares

Os cálculos da Fitch apontam para que a dívida soberana de todos os países tenha quase duplicado em 11 anos, representando 80% do PIB mundial.

Muito longe de tostões. Para conseguir contabilizar o valor total da dívida de todos os países do mundo são necessários 14 dígitos. No final de 2018, os governos de todos os países deviam 66 biliões de dólares (66.000.000.000.000 de dólares), ou o equivalente a cerca de 58 biliões de euros, segundo cálculos da Fitch. Esse valor corresponde a 80% do PIB mundial, sendo que no espaço de 11 anos quase que duplicou.

De acordo com os cálculos da agência de notação financeira, o forte crescimento da dívida soberana global resulta em grande medida da aceleração do endividamento dos mercados emergentes. A dívida desses países passou de dez biliões de dólares em 2007, para 15 biliões de dólares no final de 2018.

Entre as maiores subidas em percentagem estão ainda os países do Médio Oriente e do Norte de África (104%), bem como na região Subsariana (75%). Ainda assim, são mercados onde os stocks da dívida ainda estão abaixo de um bilião de dólares.

“Os níveis da dívida pública são elevados, deixando muitos países mal posicionados para fazer face aos constrangimentos financeiros à medida que as taxas de juro globais comecem a subir”, alerta James McCormack, diretor global de ratings soberanos da Fitch.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quanto devem todos os países do mundo? 66.000.000.000.000 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião