Faz muito lixo? Cada português produz, em média, 487 kg por ano

  • ECO
  • 23 Janeiro 2019

Segundo dados do Eurostat, os países que mais produzem lixo urbano na UE são a Dinamarca, Chipre e Alemanha. Portugal está na média, com 487 kg por pessoa, por ano.

Produz muito lixo? Os portugueses estão na média da União Europeia no que toca à produção de resíduos urbanos. Segundo dados do Eurostat, referentes a 2017, a média anual está em 487 kg por pessoa, ao longo de um ano.

O resultado verificado em 2017 está muito próximo do registado em 2016 (486 quilos por pessoa). O valor mais baixo de sempre verificou-se em 2014, altura em que foram gerados 478 kg por cada pessoa e desde então tem vindo sempre a subir.

A quantidade de resíduos urbanos gerados variou significativamente nos estados membros da UE. Entre os 25 países dos quais existem dados disponíveis para 2017, destaque-se a Dinamarca cuja produção de resíduos urbanos atingiu os 785 kg por pessoa, seguida do Chipre com 637 kg, Alemanha com 633 kg, Luxemburgo com 607 kg e Malta com 604 kg.

Os menos geradores de lixo são a Roménia com 272 kg e a Polónia com 315 Kg, sendo que além dos países da Europa mais a leste, também Espanha aparece abaixo da média europeia, com 462 kg por ano. Portugal está na média: 487 kg por pessoa, por ano.

Em Portugal, e segundo números da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), disponíveis para 2017, demonstram que cada português produziu 1,3 quilos por dia, um aumento de 2,3% face a 2016. No total, ao longo do ano os portugueses produziram 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Faz muito lixo? Cada português produz, em média, 487 kg por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião