Revista de imprensa internacional

O Deutsche Bank está sob o escrutínio da Fed, pela atuação no esquema de lavagem de dinheiro que terá ocorrido no Danske Bank. Os EUA vão pedir a extradição da CFO da Huawei.

O Deutsche Bank está sob o escrutínio da Reserva Federal norte-americana, pela atuação no esquema de lavagem de dinheiro que terá ocorrido no Danske Bank. A justiça norte-americana também está ocupada, e vai avançar com o pedido de extradição da CFO da Huawei, detida no Canadá. Por França, Macron continua a estudar reformas laborais para implementar, depois de protestos dos coletes amarelos irromperem um pouco por todo o país. Aqui ao lado, a Uber e a Cabify ameaçam deixar de operar em Barcelona, onde greves dos taxistas levaram a concessões prejudiciais para as plataformas de transporte. Veja estas e outras notícias que marcam a atualidade internacional.

Bloomberg

Fed investiga Deutsche Bank

A Reserva Federal norte-americana está a investigar o envolvimento do Deutsche Bank nas transações de milhares de dólares para o dinamarquês Danske Bank. A primeira fase da investigação centra-se na monitorização de fundos de um ramo do Danske Bank na Estónia, que terá servido como canal para transferir dinheiro para fora. O banco alemão, que opera também nos Estados Unidos e está por isso sujeito ao escrutínio, está a cooperar com a Fed.

Leia a notícia completa na Bloomberg (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

The Wall Street Journal

EUA vão pedir extradição da CFO da Huawei

O departamento de Justiça dos Estados Unidos vai pedir a extradição de Meng Wanzhou, diretora financeira da Huawei e filha do fundador da empresa, que foi detida no Canadá por alegadas violações das sanções norte-americanas contra o Irão. O pedido do departamento de Justiça tem de ser formalizado até ao fim deste mês, e o tribunal canadiano terá 30 dias para deliberar se existem bases suficientes para aprovar o requerimento.

Leia a notícia completa no The Wall Street Journal (acesso pago, conteúdo em inglês).

Financial Times

Macron estuda reformas laborais para apaziguar coletes amarelos

Depois de meses de protestos de coletes amarelos a invadir as ruas francesas, as reformas laborais estarão no centro dos planos do Executivo de Macron para este ano. As principais causas que motivam os protestantes são mais trabalho, melhor remuneração para os trabalhadores e uma gestão mais eficiente dos gastos do Governo, sendo nesses aspetos que estará o foco do Governo francês. Para acalmar os protestos, Macron já reverteu a decisão de aumentar impostos sobre combustíveis, e avançou com alguns incentivos para os funcionários com salários inferiores.

Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês).

Expansión

Uber e Cabify ameaçam sair de Barcelona

O Governo catalão cedeu a algumas exigências dos taxistas, que fizeram vários dias de greve para exigir regulamentação sobre as plataformas de transporte. Estas concessões, que envolvem, por exemplo, um intervalo de aviso dos clientes para a contratação de um veículo de aluguer nas plataformas digitais, desagradaram a Uber e a Cabify. As operadoras ameaçam assim deixar de operar na cidade de Barcelona, onde cerca de três mil motoristas operam.

Leia a notícia aqui no Expansión (acesso livre, conteúdo em espanhol).

Reuters

Facebook e Google têm gastos recorde com lobbying

A Alphabet, dona da Google, gastou 21,2 milhões de dólares em lobby ao Governo dos Estados Unidos, em 2018. Este valor, revelado no relatório de contas trimestral da empresa, é um recorde para a gigante tecnológica. Também o Facebook despendeu parte do orçamento nestas práticas, ao gastar mais do que nunca. Foram 12,62 milhões de dólares, numa altura em que a rede social fundada por Mark Zuckerberg tem estado debaixo de fogo por comprometer a privacidade dos utilizadores.

Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião