Hoje nas notícias: Carros elétricos e horários flexíveis

  • ECO
  • 23 Janeiro 2019

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O número de carros 100% elétricos está a aumentar em Portugal. Só o ano passado este número terá duplicado face a 2017, para as 7.771 unidades. As empresas, essas, estão a ser obrigadas a dar horários flexíveis a trabalhadores com filhos menores de 12 anos, já no setor da saúde fica a saber-se que o novo concurso para o Hospital de Cascais tem que ser lançado até meados do ano. Isto numa altura em que a falta de medicamentos em Portugal começa a ser um problema sério. Em 2018 faltaram 64 milhões de embalagens de remédios.

Número de carros 100% elétricos duplica num ano

O parque automóvel português está a ficar mais “verde”. Assiste-se a uma quebra no número de veículos a gasóleo, mas também a gasolina, ao mesmo tempo que os carros 100% elétricos conquistam mais consumidores. No espaço de um ano, com as vendas de elétricos a disparar, mais do que duplicou o número de veículos que utilizam apenas baterias como forma de propulsão. São já 7.771 carros. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

 

Costa prefere esquerda ao PSD na Lei de Bases da Saúde

As quatro propostas que alteram a Lei de bases da Saúde não vão ser votadas. A esquerda acredita que é possível um texto comum, apesar das divergências serem muitas, pelo que as negociações se podem prolongar ainda muito e dificultar uma aprovação até ao final da sessão legislativa. Apesar disso, António Costa deu a entender que é com os parceiros do Governo que quer ver a lei aprovada e não com a direita. O ponto mais difícil de contornar tem a ver com o modo como ficará na lei a relação do Serviço Nacional de Saúde com os privados e com o setor social e o que fazer com as parceria público-privadas. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

Empresas obrigadas a dar horário flexível a quem tem filhos

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego emitiu no ano passado 610 pareceres quase todos favoráveis aos trabalhadores (85%), obrigando as empresas a flexibilizar o horário aos trabalhadores com filhos menores de 12 anos. Os pedidos são sobretudo de mães que trabalham por turnos, em setores como os da saúde e da distribuição. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Doentes em risco por falta de medicamentos

Faltam medicamentos em Portugal. Só o ano passado faltaram 64,1 milhões de embalagens de medicamentos, mais 15,8 milhões do que em 2017, ano em que esse número foi de 48,3 milhões, segundo um relatório do Observatório dos Medicamentos em Falta do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (Cefar) da Associação Nacional de Farmácias. Por mês, as farmácias reportaram a falta de 5,3 milhões de remédios, muitos deles receitados por médicos e alguns considerados essenciais pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Na liderança das falhas estão medicamentos para o Parkinson, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas, epilepsia e asma. A principal causa para esta situação parece ser a fuga dos laboratórios de Portugal devido aos preços baixos. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago).

Novo concurso para o Hospital de Cascais lançado até meados do ano

O lançamento para uma nova parceria público-privada (PPP) para a gestão clínica do Hospital de Cascais será feito até meados deste ano, segundo a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT). O contrato de Cascais foi prolongado até 2021 para dar tempo ao lançamento de um novo concurso, mas processo tem sido demorado. Também o Hospital de Vila Franca de Xira terá que ver a sua decisão definida nos próximos tempos. Neste caso, a data limite é 31 de maio. Leia a notícia completa no Público (acesso pago).

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Carros elétricos e horários flexíveis

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião