Coletes amarelos azedam relações entre França e Itália

  • Guilherme Monteiro
  • 7 Fevereiro 2019

Paris chamou o embaixador francês em Roma, depois de "declarações ultrajantes" do Governo italiano. Encontro com Coletes Amarelos foi a gota de água.

Azedaram as relações diplomáticas entre França e Itália. “Declarações ultrajantes”, “ataques sem fundamento” e “acusações repetidas” por parte do Governo italiano levaram Paris a chamar o embaixador francês em Roma.

Num comunicado divulgado esta quinta-feira pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, França considera que “as últimas ingerências constituem uma provocação suplementar e inaceitável, violam o respeito devido à escolha democrática feita por um povo amigo e aliado e violam o respeito devido entre dois governos democrática e livremente eleitos”.

No mesmo documento, pode ler-se ainda que “a campanha para as eleições europeias não chega para justificar a falta de respeito por cada povo ou pela sua democracia“.

O encontro, na terça-feira, entre o vice-primeiro ministro italiano e líder do movimento antissistema cinco estrelas, Luigi Di Maio, e os representantes da lista dos coletes amarelos ao Parlamento Europeu não caiu bem em Paris.

A gota de água foram as declarações no final da reunião em que tanto o vice primeiro-ministro, Di Maio, como o ministro do Interior italiano e líder do partido de extrema-direita Liga, Matteo Salvini, lançaram fortes críticas ao Governo francês. Salvini chegou a admitir esperar que França se livre de um “muito mau Presidente”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Coletes amarelos azedam relações entre França e Itália

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião