Inflação nos EUA ajuda a manter o sentimento positivo em Wall Street

As principais praças norte-americanas continuam também a beneficiar dos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, que afirmou que poderá ignorar o prazo de 1 de março dado à China.

Wall Street abriu esta quarta-feira em alta, a prolongar os ganhos das últimas duas sessões. Além dos avanços na frente comercial e nas negociações no Congresso, o sentimento positivo está a beneficiar dos novos dados da inflação. O índice de preços no consumidor nos EUA acelerou mais que o esperado pelo mercado, o que poderá ajudar a Reserva Federal norte-americana a retomar o ciclo de subidas nas taxas de juro de referência.

Os preços dos combustíveis mais baixos ajudaram a abrandar a taxa de inflação global em 1,6%, o ritmo mais lento desde junho de 2017, enquanto a inflação subjacente (excluindo alimentos e energia) situou-se em 2,2% em janeiro, face às projeções de uma desaceleração para 2,1%.

“A inflação global está a ser temporariamente mantida em baixo pela queda dos preços da energia, mas o crescimento económico decente e a robustez do mercado de trabalho sugerem que as preços nos preços irão fortalecer-se. Isto irá ajudar a construir o cenário de uma subida dos juros da Fed no verão“, defendeu o economista-chefe internacional do ING, James Knightley.

As principais praças norte-americanas continuam também a beneficiar dos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, que afirmou que poderá ignorar o prazo de 1 de março dado à China. No Congresso, um acordo bipartidário sobre o muro transfronteiriço foi delineado na segunda-feira, mas a Casa Branca indicou que Trump ainda não decidiu se vai apoiá-lo.

O índice industrial Dow Jones abriu com um ganho de 0,22% para 25.480,86 pontos, enquanto o financeiro S&P 500 avança 0,20% para 2.750,30 pontos e o tecnológico Nasdaq sobe 0,31% para 7.437,46 pontos. No mercado cambial, o dólar voltou aos ganhos, depois de ter aliviado na última sessão. A divisa norte-americana aprecia-se 0,36% contra o euro, para 1,1285 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Inflação nos EUA ajuda a manter o sentimento positivo em Wall Street

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião