Navigator lidera perdas em Lisboa. Ações da papeleira caem 2%

A bolsa nacional inverteu de sentido, negociando em terreno negativo, condicionada pelas ações da Navigator que recuam mais de 2%, após o anúncio da saída de Diogo da Silveira dos comandos da empresa.

Após um arranque de sessão positivo, a bolsa nacional inverteu de rumo, condicionada pela Navigator. As ações da papeleira recuam mais de 2% no dia em que é conhecido que o CEO Diogo da Silveira, está de saída da empresa.

O PSI-20 recua 0,63%, para os 5.099,08 pontos, com a Navigator a comandar as perdas do índice que é condicionado ainda pelo recuo dos títulos do grupo EDP e do BCP. A bolsa nacional destoa assim face aos ganhos registados pelas pares europeias.

Esta quarta-feira, antes da abertura do mercado a Navigator surpreendeu o mercado com a notícia de que o seu presidente executivo, Diogo da Silveira, decidiu sair da liderança da empresa, situação que tem efeitos a partir de 9 de abril, data em que são eleitos os novos órgãos sociais.

Ações da Navigator em queda

Em nota enviada ao mercado, a empresa adianta que Diogo da Silveira “manifestou vontade de não ser eleito para o novo mandato“, isto depois de “concluir agora com êxito o mandato que lhe havia sido definido em 2014 no sentido do rejuvenescimento e diversificação da Navigator”. Interinamente, será João Castello Branco, atual chairman da Navigator, a ocupar o cargo até que seja escolhido um novo CEO.

O mercado denota não estar a receber com agrado a decisão de saída de Diogo da Silveira, com as ações da Navigator a recuarem 2,54%, para os 4,146 euros. Perdas que acontecem ainda no mesmo dia em que a Navigator revelou um aumento de 8% dos seus lucros, que ascenderam a 225 milhões de euros em 2018, com a subida dos preços do papel a compensarem as paragens de produção.

De salientar também pela negativa na praça lisboeta, as perdas sofridas pelos títulos do universo EDP. As ações da EDP recuam 0,63%, para os 3,17 euros, enquanto as da sua participada EDP Renováveis perdem 0,51%, para os 7,815 euros.

A condicionar o rumo do PSI-20 estão ainda as perdas de 0,64%, para os 23,25 cêntimos das ações do BCP.

A travar perdas mais acentuadas na praça lisboeta está a Galp Energia. As ações da petrolífera valorizam 0,91%, para os 13,925 euros, num dia em que as cotações do petróleo valorizam mais de 1% nos mercados internacionais.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Navigator lidera perdas em Lisboa. Ações da papeleira caem 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião