Wall Street interrompe ganhos com medo de abrandamento económico

Os dados relativos às vendas de retalho divulgados esta quinta-feira, que revelaram a maior quebra desde 2009, intensificaram os receios de um abrandamento económico.

As bolsas norte-americanas estão a interromper, esta quinta-feira, o ciclo de três sessões consecutivas de ganhos, depois de terem sido divulgados dados relativos às vendas de retalho que reavivaram receios em torno de um abrandamento económico. A Amazon é uma das grandes cotadas a ser penalizada por estes dados.

O índice de referência S&P 500 está a cair 0,57%, para os 2.737,56 pontos. Já o tecnológico Nasdaq está a perder 0,33%, para os 7.394,58 pontos, enquanto o industrial Dow Jones é o índice mais pressionado e está a recuar 0,65%, para os 25.380,06 pontos.

Entre as principais cotadas, destaque para a Amazon, que está a desvalorizar mais de 1%. A gigante retalhista está a ser penalizada pelas estatísticas divulgadas esta quinta-feira sobre o setor.

De resto, os investidores estão ansiosos com o panorama global revelado pelos dados divulgados pelos autoridades norte-americanas: as vendas a retalho, a nível global, caíram 1,2% em dezembro, a maior queda registada desde setembro de 2009. Aumentam, assim, os receios de um abrandamento económico, bem como a tensão relativamente às negociações comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Os mercados têm estado a negociar em alta com as expectativas em torno do encontro entre o presidente chinês, Xi Jinping, e o secretário de Estado do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, que irá acontecer na sexta-feira. Os dados agora revelados poderão, contudo, influenciar estas negociações.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street interrompe ganhos com medo de abrandamento económico

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião