CDS avança com nova moção de censura ao Governo

  • ECO
  • 15 Fevereiro 2019

O partido de Assunção Cristas vai apresentar uma nova moção de censura ao Governo de António Costa. A iniciativa acontece numa altura de contestação social.

O Expresso avança que o partido de Assunção Cristas vai apresentar uma nova moção de censura ao Governo de António Costa. A iniciativa acontece numa altura de contestação social. A notícia foi entretanto confirmada por fonte oficial do partido.

O semanário do grupo Impresa explica que a moção serve para fazer um balanço da governação de António Costa, quando o primeiro-ministro tem uma remodelação em curso, a contestação social cresce e o Serviço Nacional de Saúde (SNS) apresenta sinais de degradação.

A moção será apresentada esta tarde por Assunção Cristas na sede do partido, em Lisboa, para onde está marcada uma conferência de imprensa às 16 horas.

Esta é a segunda vez que o CDS apresenta uma moção de censura ao Governo. A primeira foi em 2017 na sequência dos incêndios de Verão, que mataram mais de 100 pessoas. Assunção Cristas não quis deixar passar a “falha de Estado”.

Além disso, o CDS pretende testar o posicionamento político dos outros partidos. Em apenas um deles houve uma mudança de liderança face à primeira e única moção de censura ao Executivo. Em outubro de 2017 o PSD era liderado por Pedro Passos Coelho. Agora é Rui Rio que está à frente do partido.

A moção de censura ao Governo, apresentada pelo CDS em 2017, foi chumbada pelos partidos da esquerda, na Assembleia da República. Apesar dos avisos deixados pelo BE, PCP, Verdes, e PAN, o primeiro-ministro António Costa passou no teste do Parlamento.

Este novo teste à geringonça acontece a dois meses das europeias e oito das legislativas e com o último Orçamento do Estado já aprovado.

(Notícia atualizada)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CDS avança com nova moção de censura ao Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião