Britânica Sainsbury’s tomba 13% e penaliza retalho europeu

A aquisição da Asda pela J Sainsbury à Walmart, por 7,3 mil milhões de libras, voltou a receber uma opinião desfavorável da Autoridade dos Mercados e Concorrência.

Os planos da J Sainsbury de criar a maior cadeia de supermercados do Reino Unido estão a enfrentar a oposição do regulador. Um novo relatório em que a autoridade da concorrência britânica afirmou precisar de mais tempo para avaliar o negócio trouxe receio aos investidores do grupo. Em queda livre em bolsa, a dona dos supermercados britânicos Sainsbury’s está a penalizar o setor do retalho na Europa.

A aquisição da Asda pela J Sainsbury à Walmart, por 7,3 mil milhões de libras (equivalente a cerca de 8,4 mil milhões de euros) já tinha levantado dúvidas por parte da Autoridade dos Mercados e Concorrência. Num relatório publicado esta quarta-feira, o regulador afirmou que a venda de algumas lojas (que tinha sido uma solução apresentada pelo grupo) poderia não ser suficiente para resolver o problema de limitação da concorrência no país.

“Consideramos que, em caso de fusão, os clientes poderão enfrentar preços mais elevados, reduzida escolha e qualidade, bem como um setor do retalho mais fraco por todo o Reino Unido”, explicou Stuart McIntosh, representante da autoridade, citado pela agência Bloomberg.

Em reação, as ações da Sainsbury’s afundaram 16% na terça-feira, a maior queda diária desde 2008. Esta quarta-feira, a tendência negativa mantém-se — com os títulos a tombarem 12,85% para 250,90 libras — e contagia a Europa, onde o setor tem sido penalizado nas últimas semanas pela hipótese de falência do grupo espanhol Dia. O índice pan-europeu de empresas de retalho Stoxx 600 Retail perde 0,17%, enquanto a portuguesa Sonae desvaloriza 0,16%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Britânica Sainsbury’s tomba 13% e penaliza retalho europeu

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião