Dia mandata PwC para vender 300 lojas este ano

  • ECO
  • 20 Fevereiro 2019

O plano de reestruturação da dona do Minipreço prevê a alienação de 600 lojas. Já este ano a empresa espera alienar 300. Com estas alienações, grupo espera eliminar 2.100 postos de trabalho.

Antes da assembleia geral de acionistas em que pretende angariar 600 milhões de capital, o conselho de administração da retalhista Dia mandatou a PwC para encontrar comprador para as 300 lojas que pretende alienar este ano. O plano prevê a venda de um total de 600 lojas a média prazo, escreve o Expansión [acesso livre].

A consultora agora escolhida já tem em mãos o desinvestimento do Dia no negócios de cash&carry, através do qual a retalhista prevê arrecadar cerca de 50 milhões de euros. Também em vias de ser alienada está a Clarel, cadeia de lojas de drogaria, perfurmaria e higiene pessoal. O Santander e o BBVA são os mandatados para vender a Clarel que, em Portugal, conta com 73 estabelecimentos.

Mas o plano de reestruturação da retalhista não fica por aqui. A braços com uma crise financeira e, até aqui controlada através de um plano de financiamento delineado junto da banca, a empresa, segundo avança o jornal espanhol, apresenta esta sexta-feira aos sindicatos um plano que prevê a eliminação de 2.100 empregos todos em Espanha.

A reunião com os sindicatos serve para apresentar o Expediente de Regulação de Emprego (ERE). A ideia é que a maioria dos despedimentos possam estar afetos às lojas a alienar, de modo a que possam ser absorvidos — pelo menos em parte — pela entidade compradora.

Todas estas movimentações acontecem em simultâneo ao anúncio do lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) pelo milionário russo Mikhail Fridman, que já é acionista da dona do Minipreço com cerca de 29%, e que pretende conseguir o controlo dos 70,9% que ainda não detém.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia mandata PwC para vender 300 lojas este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião