Desemprego na UE em mínimos desde que há dados

  • Lusa
  • 1 Março 2019

Taxa de desemprego na União Europeia recuou em janeiro para 6,5%. Na Zona Euro, a taxa de desemprego foi de 7,8% no primeiro mês do ano.

A taxa de desemprego na União Europeia recuou em janeiro para 6,5%, face aos 6,6% de dezembro e 7,2% na comparação homóloga, atingindo o valor mais baixo desde que o Eurostat começou a publicar os dados mensalmente, em 2000.

Os dados divulgados pelo gabinete oficial de estatísticas da UE revelam ainda que, na Zona Euro, a taxa de desemprego foi de 7,8% no primeiro mês do ano, estável face a dezembro de 2018, mas abaixo dos 8,6% registados no período homólogo (janeiro do ano passado), permanecendo assim no valor mais baixo desde outubro de 2008.

Em Portugal, a taxa de desemprego foi de 6,7% — uma subida de uma décima na variação mensal (em dezembro de 2018 foi de 6,6%), mas mais de um ponto percentual abaixo do valor registado um ano antes (7,8%) –, um valor que fica assim ligeiramente acima da média da UE a 28, mas abaixo da média no espaço da moeda única.

De acordo com o gabinete estatístico da UE, em janeiro de 2019 as menores taxas de desemprego observaram-se na República Checa (2,1%) e na Alemanha (3,2%), enquanto as mais elevadas foram registadas na Grécia (18,5%, dados de novembro de 2018), Espanha (14,1%) e Itália (10,5%).

Na variação homóloga, as taxas de desemprego recuaram em todos os Estados-membros à exceção de Dinamarca e Malta, onde se mantiveram estáveis, tendo as maiores quedas ocorrido em Chipre (de 10,1% para 7,4%) e Grécia (de 21,1% para os 18,5% entre os meses de novembro de 2017 e 2018).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego na UE em mínimos desde que há dados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião