Vitória de Guimarães pede insolvência da SAD do Sporting

  • ECO
  • 6 Março 2019

Atrasos no pagamento da transferência de Raphinha fizeram o Vitória de Guimarães avançar com um pedido de insolvência da SAD do Sporting.

O Vitória de Guimarães avançou com o pedido de insolvência da SAD do Sporting. Esta ação, que já deu entrada no Juízo de Comércio de Lisboa, tem na origem os atrasos no pagamento da transferência do jogador brasileiro Raphinha para o clube dos leões, segundo avança O Jogo (acesso livre).

O Sporting deveria pagar 6,5 milhões de euros pela transferência do jogador, mas só terá pago dois milhões, correspondentes à primeira prestação. Raphinha assinou contrato com o clube de Alvalade no ano passado, que é válido até 30 de junho de 2022, no qual se fixou a cláusula de rescisão em 60 milhões de euros.

Os leões já reagiram a este pedido, que dizem estranhar, e acusam o Vitória de Guimarães de preferir “o histerismo público em vez de esperar pela solução de curto prazo que propusemos e que ignoraram”, em declarações citadas pelo Expresso. “Honraremos, como sempre, os nossos compromissos, como o Vitória bem sabe”, garante a SAD.

Relembram ainda que é “pública a situação do Sporting Clube de Portugal, assim como o trabalho que estamos a desenvolver para a resolver”. O clube anunciou recentemente que enfrentava uma situação de tesouraria difícil, e que não vai ter dinheiro em abril para pagar despesas correntes. Por esta razão, vai avançar já com uma operação de titularização de créditos relativos ao contrato televisivo com a Nos.

O Sporting estará também a ultimar um acordo de empréstimo com o fundo Apollo no valor de 65 milhões de euros, com uma taxa de juro inferior a dois dígitos, e com base na titularização das receitas de direitos televisivos da Nos. A SAD tem urgência em assegurar o financiamento também porque se falhar pagamentos a fornecedores pode pôr em causa o ‘fairplay’ financeiro, e vir a ser impedido de se inscrever nas competições europeias já no final de março.

O Sporting tinha já negado a dívida para com o clube dos minhotos, no verão passado. Em comunicado, citado pelo Record (acesso livre), o clube indicou que a SAD renegociou o plano da liquidação das prestações. “O novo plano está a ser cumprido na íntegra e como tal repudiamos e desmentimos de forma veemente as notícias que dão conta desse alegado incumprimento”, garantiram na altura.

(Notícia atualizada às 18h48)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Vitória de Guimarães pede insolvência da SAD do Sporting

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião