Bruxelas autoriza aquisição do aeroporto de Gatwick pela Vinci

A Comissão Europeia deu luz verde à operação depois de concluir que a mesma não suscita qualquer problema de concorrência, nem tem impacto negativo.

A Comissão Europeia deu luz verde à aquisição da Ivy Topco Limited, sediada nas Ilhas Cayman, uma holding que indiretamente controla o aeroporto de Gatwick, pela Vinci Airports, empresa que detém a ANA – Aeroportos de Portugal. A compra foi aprovada esta segunda-feira nos termos do regulamento europeu sobre fusões, revela a própria Comissão Europeia.

Depois de avaliar a aquisição, Bruxelas autorizou a compra, uma vez que concluiu que a operação não suscita qualquer problema relacionado com a concorrência, nem qualquer impacto negativo no espaço económico europeu.

Recorde-se que, no final de dezembro de 2018, a Vinci Airports, juntamente com o fundo de investimento norte-americano Global Infrastructure Partners (GIP), assinaram o acordo para a venda de uma participação maioritária de 50,01% ao grupo francês no aeroporto londrino de Gatwick por 2,9 mil milhões de libras, o equivalente a cerca de 3,2 mil milhões de euros.

Na altura, em comunicado, a Vinci Airports destacou as oportunidades de compra de um aeroporto com a “qualidade e dimensão de Gatwick”, que disse serem “extremamente raras”. “Como novo parceiro industrial, a Vinci Airports apoiará e aumentará a eficiência operacional e o crescimento do tráfego, ao mesmo tempo que disponibilizará a sua experiência no desenvolvimento de atividades comerciais para melhorar ainda mais a satisfação e a experiência dos passageiros”, disse o presidente da empresa, Nicolas Notebaert.

Gatwick é o segundo maior aeroporto da capital britânica e acolhe mais de 46 milhões de passageiros anualmente. A Gatwick Airport Limited é proprietária e opera o Aeroporto de Gatwick. Já a Vinci Airports gere e opera 45 aeroportos em todo o mundo, contudo todos fora do Reino Unido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bruxelas autoriza aquisição do aeroporto de Gatwick pela Vinci

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião