A partir de hoje já pode carregar o novo Andante. Saiba o que muda no passe do Porto

O Andante 3Z e Andante Metropolitano entram em vigor em abril no Porto. Mas já pode começar a carregar o novo passe a partir desta quinta-feira.

As novas funcionalidades do Andante só ficam disponíveis a partir do dia 1 de abril, mas já pode carregar o cartão esta quinta-feira. As novidades trazem dois tipos de passe, o Andante 3Z e o Andante Metropolitano, que são atualizados automaticamente sem ter de mudar de cartão. Os tarifários também são novos: por 30 euros pode circular por três zonas, e por 40 euros por toda a rede Andante. Quem tem um passe de duas zonas pode ainda dirigir-se a uma Loja Andante para acrescentar, gratuitamente, mais uma zona ao seu título.

O que muda para já?

O Andante 3Z vai permitir que viaje pelos transportes do Sistema Intermodal Andante (STCP, Metro, ETC, Resende, entre outras), nas três zonas contíguas que forem selecionadas por si, por uma mensalidade de 30 euros.

* Preços referentes ao bilhete normal.
Fonte: Andante

No caso de adquirir um Andante Metropolitano vai poder viajar por toda a rede Andante, independentemente do número de zonas, pagando 40 euros por mês. Este título é correspondente a todos os que sejam válidos para quatro zonas (Z4) ou mais.

Esta modalidade do Andante inclui também percursos da CP até à Trofa, Valongo e Espinho.

* Preços referentes ao bilhete normal.
Fonte: Andante

Os descontos para grupos específicos, como estudantes e pessoas com mais de 65 anos, mantêm-se. O preço do bilhete pode baixar em 25%. Mas para os utentes com carência económica, os descontos podem chegar aos 50% ou 60%, consoante o caso.

O que muda depois?

Há coisas que ficam na mesma. Pelo menos até dia 29 de março, data em que vai ser assinado o acordo entre o Governo e a Área Metropolitana do Porto. É esse acordo que vai definir os restantes contornos da reforma dos títulos de transportes. Espera-se que haja novidades em relação à envolvência da CP e outros serviços privados.

Para depois, está o novo passe para crianças até aos 12 anos. Até agora, existe um desconto de pelo menos 25% em relação ao preço do bilhete normal. Este desconto vai manter-se. Prevê-se que o bilhete para os mais pequenos fique gratuito em setembro, no início do ano letivo.

O desconto para famílias também não fica disponível para já tal como a mensalidade para séniores, que mantêm o desconto de pelo menos 25% em relação ao preço do bilhete normal. Ao contrário do que vai acontecer em Lisboa. Na capital, prevê-se que o desconto de família entre em vigor em julho. E já a partir de abril, pessoas com mais de 65 anos pagam no máximo uma mensalidade de 20 euros. Para o norte, essas novidades ainda não têm data prevista.

Para além disto não são todos os concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) que vão ser abrangidos pelo passe único de imediato. Uma vez que há empresas de transportes que ainda não estão aptas para validar passes. Os concelhos que integram a AMP são: Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, São João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra, Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A partir de hoje já pode carregar o novo Andante. Saiba o que muda no passe do Porto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião