Em plena OPA, Goldman Sachs vê mais valor na EDP. Ações ganham quase 1%

Lisboa está em alta na última sessão da semana. A EDP destaca-se pela positiva, beneficiando de uma nota de "research" positivo por parte do Goldman Sachs.

O Goldman Sachs está mais otimista para o futuro da elétrica nacional. O plano estratégico apresentado por António Mexia levou o banco de investimento a rever em alta a sua avaliação, decisão que está a puxar pelas ações. A EDP e a EDP Renováveis ganham quase 1%, levando, a par da Galp Energia, o PSI-20 a uma nova sessão de ganhos, em linha com a Europa.

O banco norte-americano elevou a recomendação para a EDP de “neutral” para “comprar”. Uma alteração que segue a revisão em alta feita ao preço-alvo, que aumentou 12% para 3,80 euros. Este “target” bem acima da cotação atual, e da da OPA da China Three Gorges, está a levar a elétrica a somar 0,81% para 3,43 euros.

A EDP é, assim, a cotada que mais contribuiu para o comportamento positivo do índice nacional, levando o PSI-20 a somar 0,23% para 5.280 pontos. Na Europa, a tendência é idêntica, com o Stoxx 600 a somar 0,2% depois de a Comissão Europeia ter dado um novo prazo para o Brexit.

Além da EDP, determinante para o comportamento positivo da bolsa nacional estão a ser também os restantes títulos do setor energético. A EDP Renováveis, que viu a sua avaliação elevada em 9% para 9,60 euros pelo Goldman Sachs, ganha 0,8%, enquanto a Galp Energia soma 1,05% para 14,385 euros. A REN, por seu lado, lidera as quedas, cedendo 0,89% depois de revelar uma quebra nos lucros por causa da CESE.

Os CTT também impedem uma subida mais expressiva da bolsa ao recuarem 0,07%, seguindo a tendência da última sessão. Quem também mantém o comportamento recente é a Sonae, mas neste caso de subida. A dona do Continente avança 0,25% para 98,35 cêntimos, já a Jerónimo Martins segue inalterada nos 13,475 euros.

(Notícia atualizada às 8h10 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Em plena OPA, Goldman Sachs vê mais valor na EDP. Ações ganham quase 1%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião