Presidente do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais arguido em fraude com fundos europeus

  • ECO
  • 3 Maio 2019

Paulo Sousa, presidente do SUCH, que participa no agrupamento Somos Ambiente, é um dos 19 novos arguidos na Operação Inovar. O agrupamento é um dos suspeitos de um esquema de sobrefaturação.

Foram constituídos 19 arguidos no âmbito da Operação Inovar, uma investigação relacionada com fraude com fundos comunitários, na obtenção de subsídios, na passada quinta-feira. Entre eles, encontra-se o presidente do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais (SUCH), Paulo Sousa, escreve o Público (acesso condicionado).

O SUCH é uma associação privada sem fins lucrativos tutelada pelos ministérios da Saúde e das Finanças, que tem uma participação no agrupamento complementar de empresas Somos Ambiente. Adelino Gonçalves Mendes é vice-presidente deste agrupamento, e era também chefe de gabinete do secretário de Estado da Proteção Civil, cargo do qual se demitiu após buscas ao seu gabinete.

A suspeita é de que a Somos Ambiente, bem como outras empresas ligadas a Adelino Mendes, tinham algum envolvimento num esquema de sobrefaturação, que tinha como objetivo conseguir comparticipações da União Europeia mais avultadas do que aquelas que eram devidas, adiantam fontes próximas do assunto à publicação.

Segundo a Procuradoria-Geral da República, a investigação em curso teve início há sensivelmente dois anos, num processo que conta já com 73 arguidos, incluindo os 19 constituídos esta quinta-feira. Bruxelas está a seguir esta investigação, que envolve os fundos comunitários. “Estamos a acompanhar a situação e esperamos pelos resultados”, disse o vice-presidente da Comissão Europeia, Jyrki Katainen, citado pelo Dinheiro Vivo (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Presidente do Serviço de Utilização Comum dos Hospitais arguido em fraude com fundos europeus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião