Descida histórica da gasolina permite poupar 3,85 euros num depósito cheio

É um trambolhão como não há memória. Depois de tantas subidas, os preços dos combustíveis afundam esta semana, permitindo poupar muitos cêntimos que se transformam em vários euros num depósito cheio.

Um, dois, três… São muitos os cêntimos que vai poupar em cada litro de combustível depois da atualização dos preços nos postos de abastecimento nacionais. É uma descida acentuada, “patrocinada” pela forte queda das cotações do petróleo nos mercados internacionais, que traz uma poupança expressiva à carteira dos portugueses em cada depósito cheio. Especialmente para aqueles que utilizam gasolina.

Depois de subidas atrás de subidas nos últimos meses, que atiraram os valores de venda da gasolina e do gasóleo para máximos de mais de meio ano, nas semanas mais recentes a escalada dos preços começou a abrandar. E até houve ligeiras correções, mas nada como a descida a que se vai assistir esta semana. Há uma redução de vários cêntimos. Uma descida abrupta como não há memória. São, pelo menos, 7 cêntimos a menos na gasolina e 3 a 4 no diesel.

Fonte: DGEG e ECO

Esta baixa no valor por litro de combustível não vai anular todos os aumentos registados já este ano, mas vem permitir poupanças expressivas na hora de atestar o depósito. No caso da gasolina, são 7 cêntimos que levam o preço por litro para 1,50 euros. Esta descida significa menos 70 cêntimos em dez litros, chegando a 3,85 euros no caso de um depósito cheio, considerando que um automóvel tem capacidade para um total de 55 litros.

O mesmo exercício no diesel, assumindo que a redução de preço na atualização semanal atinge os 4 cêntimos para 1,334 euros, traduz-se numa poupança de 2,20 euros quando a pistola do posto de abastecimento “dispara” — sinal de que o depósito está atestado.

Considerando os valores médios dos preços da gasolina simples de 95 octanas compilados pela Direção Geral de Energia e Geologia, os 3,85 euros vão reduzir a fatura a pagar no final de 86,35 euros para 82,50 euros, enquanto no caso de um automóvel a gasóleo a conta apresentada pela gasolineira baixa para os 73,37 euros.

Estes totais consideram os preços médios, que são ligeiramente inferiores àqueles que os portugueses encontram no dia-a-dia, quando entram nos postos de abastecimento das principais marcas no mercado.

Considerando os valores praticados pela gasolineira de referência em Portugal, a Galp Energia, no caso da gasolina a descida vai levar o preço por litro para 1,569 euros, resultando numa fatura total de 86,29 euros. No diesel, o valor de venda desce para os 1,399 euros, com a conta a ficar em 76,94 euros para ter o ponteiro do combustível em “Full”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Descida histórica da gasolina permite poupar 3,85 euros num depósito cheio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião