Cinco verbos. Dez opções. O que pode fazer se alugar um barco

Quer uma festa ao fim da tarde? Ver golfinhos no seu habitat natural? Passar um fim-se-semana no Douro? Há várias empresas que desenvolvem atividades lúdicas em barcos. Veja as opções.

Os golfinhos. As grutas. Os vinhos. Há experiências que se tornam especiais se forem vividas num barco. Existem diversas empresas que alugam embarcações para lazer e o catálogo de atividades é imenso.

As opções são muitas e distribuem-se de norte a sul do país. Estes são os cinco verbos que pode pôr em prática:

Observar. Golfinhos em habitat natural

O Estuário do Sado é uma das zonas em Portugal onde se pode observar a comunidade de golfinhos no seu habitat natural. A Vertigem Azul é uma das empresas que o pode levar a assistir a este espetáculo com vista para Tróia e para as paisagens da Serra da Arrábida. A visita dura cerca de três horas e custa 35 euros por pessoa (20 euros para crianças dos três aos 12 anos).

Para além de golfinhos, em Portugal também é possível observar baleias. Mas para isso é preciso viajar até aos Açores. A Futurismo é umas das empresas que oferece este serviço na ilha de São Miguel, mas também na ilha do Pico. Há vários programas disponíveis durante todo o ano.

A partir de São Miguel, um pacote com observação de baleias e golfinhos, visita ao ilhéu de Vila Franca do Campo e almoço, custa 85 euros por pessoa. O preço para crianças desce para 51,75 euros.

Vila Franca do Campo, Ilha de São Miguel, nos Açores.

Provar. Vinhos e petiscos nacionais

Outro serviço que a Vertigem Azul disponibiliza, na zona de Tróia e Setúbal, é a possibilidade de passar um fim de tarde num barco. E pode degustar produtos da região. No menu estão incluídos vinhos, queijos, ostras e outras iguarias. Uma festa de duas horas e meia tem um preço de 40 euros por pessoa, 25 euros por criança.

Já a norte, há várias empresas que disponibilizam programas de degustação no Porto. Uma das opções, inclui um cruzeiro nas seis pontes sobre o Douro e a visita às caves Cálem, com prova de vinhos e espetáculo de fados. Este roteiro tem o preço de 35 euros por pessoa.

Visitar. As grutas das Berlengas e de Benagil

Se estiver pelo Algarve, um dos programas à sua disposição é visitar as grutas de Benagil. Com partida da marina de Albufeira, pode aproveitar um passeio de três horas com vista para a costa, observar as formações rochosas e ainda ter tempo para dar um mergulho. Os preços variam consoante a altura do ano, sendo que durante a época alta — que é também a mais cara — os bilhetes para adulto custam 34 euros e as crianças, dos três aos dez anos, pagam 22,5 euros.

Grutas de Benagil, no Algarve.

Se nos planos não está o sul do país, há também programas semelhantes na zona de Peniche. A visita às grutas das ilhas Berlengas podem ser uma opção. A viagem de ida e volta, com visita guiada à ilha e às grutas, custa 33 euros por pessoa na época alta. Outra opção, é substituir a visita guiada à ilha por uma experiência de snorkeling, uma espécie de mergulho em águas rasas. Contudo, este pacote tem um acréscimo de oito euros.

Pescar. Com vista para a costa

Gosta de pesca e gostava de experimentar fazê-lo em alto mar? Há várias opções na zona da Grande Lisboa. Se quiser ficar perto da cidade, pode dirigir-se até à marina de Cascais. A experiência tem a duração de quatro horas e um custo de 75 euros por pessoa. O mínimo de participação é de duas pessoas e a lotação máxima são 12. Incluído no preço está o material de pesca, comida, bebida e iscos.

Se quer escolher o pescado que apanha e prefere uma experiência que ocupe o dia todo, vá até Sesimbra. De lá, pode ir à pesca na zona do Cabo Espichel, Comporta e bacia de Lisboa. Um pacote para pescar sargo, choupa, besugo ou pargo custa 40 euros por pessoa. Há mais espécies à escolha, dependendo do programa que escolher. O mínimo de participantes são seis pessoas.

Embarcação de pesca da Bolhas Adventures, de Sesimbra.

Dormir. Iates de luxo em águas calmas

A Amieira Marina é a empresa responsável pelos Barcos Casa do Alqueva, no Alentejo. Como o nome indica: casa. Este é um programa para quem procura uma escapadinha de fim de semana. Em julho, duas noites podem rondar entre 991 e 1.102 euros. A lotação dos barcos é de 12 pessoas. As embarcações estão completamente equipadas, com quartos, casa de banho, churrasqueira e zona de pesca.

A norte, a Douro Azul disponibiliza iates de luxo para passar um fim de semana no Rio Douro. O Winds of Fortune é a embarcação mais luxuosa, com espaço para acolher até oito pessoas com dormida, quatro casas de banho, sala de estar, jantar e cozinha. Um fim de semana completo custa 10.600 euros.

Interior do iate Winds Of Fortune, da Douro Azul.DR

Se pretender uma opção mais barata, a empresa dispõe do iate Enigma, que tem condições para receber até seis pessoas. Duas noites custam 2.650 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cinco verbos. Dez opções. O que pode fazer se alugar um barco

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião