5 coisas que vão marcar o dia

Altri centra atenções no PSI-20, num dia em que há dados estatísticos tanto da economia portuguesa como da alemã. O Governo vai apresentar o balanço do Simplex+2018 e o novo iSimplex2019.

Na bolsa de Lisboa, o destaque vai ser a Altri, cujas ações negoceiam em ex-dividendo. No dia em que o Governo vai apresentar o balanço do Simplex+2018 e o novo iSimplex2019, o INE publica dados das contas nacionais por setor institucional. Lá fora, o foco vai estar na economia alemã.

Ações da Altri em ex-dividendo

A Altri vai pagar aos acionistas um dividendo de 0,72 euros por ação na próxima quarta-feira. O valor total representa 10% dos lucros de 2018, que atingiram os 195 milhões de euros, e compara com 0,30 euros entregues aos acionistas referentes ao exercício de 2017. A partir desta segunda-feira, as ações da empresa do setor do papel e pasta de papel negoceiam sem direito ao dividendo. Também a F. Ramada vai pagar dividendos de 0,60 euros na quarta-feira e entra esta segunda-feira em ex-dividendo.

Apresentação do novo iSimplex2019

O Governo vai apresentar esta segunda-feira, em São João da Madeira, o relatório Simplex+2018 que faz o balanço do programa ao longo do ano passado. No mesmo evento, que se realiza a partir das 15h, será também apresentado o programa iSimplex2019, com a presença da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e do primeiro-ministro, António Costa.

Contas nacionais por setor em foco

O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) publica esta segunda-feira as contas nacionais trimestrais por setor institucional que permitem analisar com maior detalhe a economia portuguesa. O produto interno bruto cresceu 0,5% nos primeiros três meses do ano face ao final de 2018, o que levou a uma subida do PIB de 1,8% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além das contas nacionais, são ainda conhecidos a síntese económica de conjuntura e as previsões agrícolas, ambas relativas a maio.

Greve de trabalhadores da Randstad II

Os trabalhadores da empresa de recrutamento Randstad II iniciam esta segunda-feira uma greve, que vai arrancar com a concentração dos funcionários junto à sede na Avenida da República, em Lisboa. A paragem tem como objetivo reivindicar um aumento salarial digno e impedir a deslocalização de local de trabalho de cerca de 50 trabalhadores.

Economia alemã em destaque

A nível internacional, o foco vai estar em vários dados da economia alemã, incluindo a confiança dos empresários que serão divulgados pelo instituto Ifo. Após tanto o índice PMI de serviços como de indústria terem subido em junho face ao mês anterior e terem superado as expetativas, estes novos dados ganham especial relevo. Sabine Lautenschläger, membro do Banco Central Europeu (BCE) irá também discursar em Frankfurt.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião