Auditoria interna quer encontrar autor das fugas de informação no Montepio

  • ECO
  • 5 Julho 2019

Banco vai avançar com queixa contra o responsável, ou responsáveis, pela fuga de dados de natureza comercial.

O Banco Montepio avançou com uma auditoria interna para tentar apurar quem foram os responsáveis pela divulgação de dados de natureza comercial, nomeadamente os nomes de clientes que poderiam passar para o Banco de Empresa Montepio (BEM). Carlos Tavares, “chairman” do banco, e a restante administração, admite apresentar queixa contra os culpados.

Foi na reunião do conselho de administração, na passada quinta-feira, que ficou decidida a auditoria que procura o de avaliar procedimentos junto dos vários colaboradores do banco, revela o Jornal de Negócios (acesso pago).

Esta foi a resposta encontrada pelo banco para tentar prevenir que mais dados de clientes e planos de negócio do banco sejam tornados públicos, isto depois de o Público ter revelado que o BEM estava a atrair os grandes clientes com uma faturação acima de 20 milhões de euros, mas também que o Montepio tem 50 clientes que são responsáveis por 700 milhões da carteira de crédito de cobrança duvidosa.

Encontrado o responsável, ou responsáveis, Montepio avançará com uma queixa. E, a partir daí, o caso passará para tribunal, o qual poderá pedir acesso, por exemplo, a correspondência que foi trocada, um passo que a auditoria interna não pode dar, acrescenta o jornal, salientando que o banco não quis comentar esta informação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história e às newsletters ECO Insider e Novo Normal.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Auditoria interna quer encontrar autor das fugas de informação no Montepio

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião